Esportes
Bastidores: entenda a cronologia da "guerra fria" entre Flamengo e Federação Equatoriana por Plata
Pano de fundo da briga tem temor rubro-negro de um lado e consentimento do atacante do outro
| GLOBOESPORTE.COM / LETíCIA MARQUES E THIAGO LIMA
A nota oficial do Flamengo sobre a situação de Plata foi como uma declaração de guerra contra a Federação Equatoriana de Futebol. A discordância tornada pública na última sexta-feira começou bem antes e esquentou o clima nos bastidores nas últimas semanas. O ge apresenta abaixo a cronologia dos fatos em detalhes:
+ Escalação do Flamengo: ataque pode ter novas mudanças contra o Fortaleza + Com 10 convocados na Data Fifa, Fla muda programação e adia ida aos EUA para a Copa de Clubes
O atacante sentiu dores no joelho direito em um movimento no clássico com o Vasco no sábado de 19 de abril. Plata entrou aos 14 minutos do segundo tempo, no lugar de Bruno Henrique, e relatou dores ao fim da partida. Ele foi reavaliado na reapresentação no domingo e foi liberado para seguir viagem com a delegação para Quito, onde o Flamengo enfrentaria a LDU na terça seguinte, pela Libertadores. Porém, o atacante não conseguiu participar normalmente do treino na segunda-feira. Na terça, dia da partida, foi reavaliado e, sem condição de jogo, ficou fora até do banco de reservas.
O diagnóstico foi confirmado quando o Flamengo retornou ao Brasil. No dia 23 de abril, o clube divulgou que o exame apontou "um leve edema ósseo no joelho direito" e informou que o jogador seria "liberado assim que estiver livre de dores". No dia 27, Plata foi relacionado para a partida diante do Corinthians e entrou nos 10 minutos finais no Maracanã. Emplacou o segundo jogo seguido quatro dias depois, jogando 79 minutos contra o Botafogo-PB no Maranhão, pela Copa do Brasil. Mas as dores voltaram após a partida. No dia 3 de maio o Flamengo informou que Plata passaria por um controle de carga por causa do edema ósseo e não seria relacionado para enfrentar o Cruzeiro.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Flamengo
O departamento médico rubro-negro realizou um procedimento no joelho do atacante e passou a preparar o jogador para voltar na Copa do Mundo de Clubes. Paralelamente, o estafe de Plata consultou médicos fora do clube para rever o diagnóstico e discutir o tratamento. Na semana do dia 15 de maio, quando o Flamengo enfrentou a LDU no Maracanã pela Libertadores, o técnico do Equador, Sebastián Beccacece, esteve no Rio de Janeiro e visitou Plata em sua casa e no Ninho do Urubu. Na viagem também estiveram o assistente Guillermo Marino e o médico Celio Romero, da comissão técnica equatoriana.
Nessa visita, o médico equatoriano fez um novo procedimento no joelho direito de Plata, mas com um tratamento diferente do que o jogador estava recebendo no Flamengo. Nesta semana, Beccacece deu entrevista no Equador dizendo que convocaria Plata mesmo que não fosse para jogar, mas para "acompanhar dia a dia o grau de recuperação". E a Federação Equatoriana comunicou ao Flamengo da convocação. Na última terça-feira, o Flamengo mandou um e-mail para Pedro Muñoz, coordenador de seleções da Federação Equatoriana, com um laudo médico do jogador e pedindo a sua desconvocação.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
O pedido foi ignorado pela federação, que na resposta sugeriu então uma liberação antes da hora (a Data Fifa começa na segunda-feira) e solicitando um endereço para Plata seguir direto para os Estados Unidos no dia 11. Na última sexta, o Flamengo respondeu que não liberaria o jogador antes do prazo em que é obrigado pela Fifa e pediu para o jogador voltar da seleção para o Rio de Janeiro, pois mudou a programação e adiou a viagem para os Estados Unidos. De um lado, o departamento médico rubro-negro considera que Plata está evoluindo bem ao tratamento, mas não quer forçar para deixar cicatrizar bem. Por isso, há um forte temor que o atacante volte a jogar antes da hora, com ou sem infiltração, e isso possa agravar a lesão.
Do outro lado da corda, o jogador consentiu com o tratamento da Federação Equatoriana, que discordou da metodologia rubro-negra, e deseja se apresentar à seleção de seu país. O Equador enfrenta o Brasil no dia 5 e o Peru no dia 10, ambos compromissos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A imprensa equatoriana repercutiu a nota oficial do Flamengo na última sexta-feira, e a federação local, que por enquanto se mantém em silêncio, tem sido alvo de críticas nos programas jornalísticos do país. Procurada pelo ge, a Federação Equatoriana de Futebol não se manifestou até a publicação desta matéria.
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."






















