Pela primeira vez em várias meses, MS registra menos de 10 mortes em 24 horas

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 614 novos casos e 22 mortes por Covid-19

| CORREIO DO ESTADO / GLAUCEA VACCARI


Número de mortes está em queda no Estado - Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado
publicidade

Cotações

Depois de meses com a média móvel diária de mortes por Covid-19 acima de 50, Mato Grosso do Sul voltou a registrar óbitos abaixo de dois dígitos, com 9 mortes pela doença confirmadas nas últimas 24 horas.

O número representa que a doença está decaindo em Mato Grosso do Sul, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

No entanto, Resende afirma que todas as mortes são sentidas e o objetivo é chegar a 0 óbitos no Estado.

'Estamos vencendo a Covid, ainda não vencemos, ainda há um longo percurso a ser cumprido', disse, acrescentando que o 'quadro desolador' que o Estado se encontrava há 15 dias, já começa a mudar.

A média móvel de mortes, em junho, era de aproximadamente 50 vítimas por dia, número que caiu pela metade, com a média móvel dos últimos sete dias em 24,6 mortes diárias.

Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, além das 9 mortes, nas últimas 24 horas foram confirmados 329 novos casos.

'Chegamos a ter 3 mil. A média, há uns 40 dias, era 2 mil por dia, hoje é 740 casos por dia nos últimos sete dias', disse Resende.

As internações também preocupavam no Estado, que chegou a entrar em colapso e mandar pacientes para outros estados devido à falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Este índice também tem registrado queda e, atualmente, há 642 pessoas internadas, sendo 293 em leitos clínicos e 349 em leitos de UTI.

A taxa de ocupação global de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 70% no Estado.

Entre as macrorregiões, Campo Grande tem 81% de taxa de ocupação, Dourados tem 65%, Três Lagoas 65% e Corumbá registra 48%.

Com relação aos óbitos, duas vítimas eram de Campo Grande, duas de Chapadão do Sul, duas de Paranaíba, e uma cada nas cidades de Dourados, Ivinhema e Tacuru.

A taxa de contágio registrou nova queda, o que indica que a circulação do vírus está diminuindo.

Até este domingo, a taxa era de 0,96% e nesta segunda está em 0,93%.

Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul soma 343.827 casos confirmados de Covid-19 e 8.537 mortes pela doença.

Os casos recuperados, que são pacientes que já finalizaram a quarentena ou internação e não apresentam mais sintomas, somam 328.706.

Há ainda 5.942 pacientes que testaram positivo em isolamento domiciliar.

Vacinômetro

Conforme dados do vacinômetro , 2.000.450 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.

Com isso, 51,54 %  da população sul-mato-grossense está vacinada e 26,54 % imunizada com as duas doses ou dose única.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina no país com primeira e segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Em Campo Grande, já foram aplicadas 404.411 doses da primeira aplicação e 258.400 da segunda ou dose única da Janssen.

Com isso, 44,64% da população campo-grandense está vacinada e 23,87% imunizada. 

Os dados são do  vacinômetro  disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). Confira  aqui  o calendário atualizado de imunização na Capital. 

Sintomas do coronavírus

Os sintomas da Covid-19 podem variar de acordo com cada organismo, mas os mais recorrentes são:

Orientações

A SES afirma que o isolamento social, o uso correto e contínuo de máscara e higienização das mãos são medidas imprescindíveis para conter a propagação do coronavírus.

Quem apresentar febre, tosse seca ou dor de garganta deve permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

As medidas de biossegurança devem ser seguidas mesmo após imunização com as duas doses da vacina.

 



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."