Entenda cirurgia de Arrascaeta e situação dos lesionados do Flamengo para reta final da temporada

Clube tem três atletas no departamento médico e usou a Data Fifa para tentar reduzir os danos do cansaço no restante do elenco

| GLOBOESPORTE.COM / LUIZA Sá


Plata durante treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
publicidade

Cotações

O Flamengo aproveitou a Data Fifa para dar dias de descanso e observar melhor o elenco, mas principalmente para focar na recuperação dos atletas. Com três jogadores entregues ao departamento médico, o clube corre contra o tempo para ter todos à disposição na reta final da temporada, além de evitar novas lesões o máximo possível.

+ Plata volta a treinar com o grupo e pode reforçar o Flamengo ao fim da Data Fifa

O último a deixar os cuidados do DM foi Plata. O atacante teve uma lesão muscular funcional, foi cortado da seleção do Equador e precisou de alguma atenção durante a última semana. Sem dores, ele retornou aos treinos com o grupo nesta quarta-feira, quando os jogadores voltaram ao Ninho do Urubu depois de quatro dias de folga. O equatoriano pode reforçar o time contra o Santos, no dia 8.

Por outro lado, dois jogadores continuam sob os cuidados do departamento médico e estão em estágios parecidos na recuperação. Evertton Araújo já iniciou os trabalhos no campo e está em processo de ganho de força e confiança depois da lesão grau 3 no músculo adutor da coxa esquerda. A medida em que for respondendo positivamente ao tratamento, vai sendo liberado para a volta gradual às atividades com a preparação física e posteriormente o resto do grupo.

Ayrton Lucas está prestes a começar as atividades no gramado. Assim como o volante, o lateral também está sem dores e vem passando por avaliações constantes para entender o melhor momento para ser liberado. O jogador teve uma lesão grau 2 muscular na região posterior da coxa direita. Evertton tem retorno previsto para novembro, enquanto Ayrton pode voltar ainda em outubro. Tudo, porém, depende da evolução da dupla.

Como será a cirurgia de Arrascaeta

A última má notícia para o Flamengo foi com Arrascaeta. O uruguaio vai passar por cirurgia no punho esquerdo nesta quinta-feira após sofrer uma lesão em amistoso do Uruguai. Ele chegou ao Rio de Janeiro na quarta e será internado nesta manhã para dar prosseguimento à recuperação.

Uma vez no hospital, o meia vai refazer alguns exames e também passar por outras avaliações complementares antes da operação. A cirurgia consiste em recolocar o osso no lugar e posicionar uma placa fixada com parafusos.

O Flamengo vai reavaliar dia a dia o processo de recuperação de Arrascaeta, seja pela melhora das dores ou a evolução da cicatrização. O clube fará radiografias para prever o momento de retorno do jogador, mas o local da lesão permite que ele tenha movimentos mais livres para manter o condicionamento físico. O clube prevê inicialmente uma recuperação de seis a oito semanas, podendo reduzir caso a resposta seja muito positiva.

A possibilidade de manter alguns trabalhos com preparadores e até com o elenco no futuro podem ajudar o meia a voltar a jogar mais rápido. Tudo dependerá da evolução do jogador, que terá a melhor estrutura possível à disposição. Não é possível jogar com uma proteção no local porque esse tipo de fratura prevê uma imobilização da axila até o punho, o que biomecanicamente é ruim para atletas.

Reta final de preparação

O Flamengo aproveitou o período sem jogos principalmente para dar descanso físico e mental aos atletas, especialmente visando a maratona da reta final da temporada. O elenco terá seis dias de folga em duas semanas, além de oito treinamentos. Na próxima segunda-feira, dia 5, se reapresenta no Ninho do Urubu para finalizar a preparação visando o confronto com o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, na quinta.

Além desse jogo na Vila Belmiro, o Flamengo também terá outros confrontos importantes em outubro. No dia 11, domingo, faz clássico com o Fluminense no Maracanã. Depois, enfrenta o Estudiantes pela partida de ida da semifinal da Libertadores dia 15, o Bahia fora de casa no dia 18 e o clube argentino novamente no duelo de volta no Rio de Janeiro, dia 22. O time rubro-negro ainda encara Atlético-MG (26/10) e Vasco (29/10).

+ Leia mais notícias do Flamengo



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."