Brasil/Mundo
Premiê francês renuncia horas depois de ser nomeado
Renúncia aprofunda crise política no país
| MICHEL ROSE, ELIZABETH PINEAU E BENOIT VAN OVERSTRAETEN - REPóRTERES DA REUTERS*
O novo primeiro-ministro da França, Sebastien Lecornu, e seu governo renunciaram nesta segunda-feira (6), horas depois de Lecornu ter anunciado a formação de seu gabinete, em um grande agravamento da crise política francesa.
A renúncia rápida e inesperada ocorreu depois que aliados e inimigos ameaçaram derrubar o novo governo.
O Reunião Nacional, de extrema direita, imediatamente pediu ao presidente Emmanuel Macron que convocasse eleição parlamentar. O França Insubmissa, de extrema esquerda, disse que o próprio Macron deveria sair.
Lecornu, que foi o quinto primeiro-ministro de Macron em dois anos, permaneceu no cargo por apenas 27 dias. Seu governo durou 14 horas, tornando-se o mais curto da história moderna da França, em um momento em que o Parlamento está profundamente dividido e a segunda maior economia da zona do euro está lutando para colocar suas finanças em ordem.
'Não se pode ser primeiro-ministro quando as condições não são atendidas', disse Lecornu em breve discurso após sua renúncia.
Para explicar por que não pôde ir adiante e chegar a um acordo com os partidos rivais, ele culpou os 'egos' dos políticos da oposição que se mantiveram rigidamente fiéis a seus manifestos, enquanto os que faziam parte de sua coalizão minoritária estavam concentrados em suas próprias ambições presidenciais.
'Você deve sempre preferir seu país ao partido', afirmou.
*(Reportagem adicional de Sudip Kar-Gupta, Inti Landauro e Alessandro Parodi)
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."






















