Tempestade de cinzas e areia assusta piloto, e helicóptero quase é 'engolido'

Moradores e combatentes de incêndio registraram 'nuvem de poeira gigantesca' na região da Serra do Amolar, em Corumbá (MS), que tem sido atingida por incêndios.

| G1 / GRAZIELA REZENDE, G1 MS


publicidade

Cotações

O piloto de um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) precisou fazer manobras para desviar de uma tempestade de cinzas e areia que se formou região da Serra do Amolar (MS), na última terça-feira (13); veja o vídeo abaixo. Nas últimas semanas, as queimadas avançaram sobre a serra, que é uma das áreas mais preservadas do Pantanal.

"Foi no momento em que eu estava voando me deparei com uma nuvem, com características totalmente diferentes, uma tempestade com cinzas e areia vindo de dentro do Pantanal, na Serra do Amolar. Tive que passar por cima da serra e cruzei para tentar justamente fugir dessa tempestade e fazer o pouso efetivo em uma fazenda", afirmou o piloto Álver Sathler.

Segundo ele, por pouco a aeronave não foi engolida pela nuvem, que estava "muito baixa e escura", o que poderia ter provocado um acidente.

Com 2,5 mil focos de incêndio em 14 dias, Pantanal já tem 2º pior outubro da históriaPantanal de MS é castigado por incêndios acima da média há 214 dias

'Dia escureceu'

As equipes que combatiam os incêndios no Pantanal e os moradores de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, se assustaram com a "nuvem de poeira gigantesca" formada antes de chover na região.

Segundo o coronel Ângelo Rabelo, presidente do Instituto do Homem Pantaneiro, que estava no local, a cena foi "assustadora": "O dia escureceu".

Ele contou que a nuvem escura, misturada ao vento, trouxe muita fuligem das queimadas e dificultou a respiração e a visão de quem estava no local.



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE