Terra de agricultura irá pagar 18% menos de ITR este ano na Capital

Demais categorias, como áreas para pecuária ou silvicultura, terão redução em média de 3,6% em relação a 2023

| JOSé ROBERTO DOS SANTOS / CAMPO GRANDE NEWS


Colheitadeira avança sobre campo cultivado com soja, em área agrícola do município de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
publicidade

Cotações

A Prefeitura Municipal de Campo Grande divulgou nesta semana os novos valores do ITR (Imposto Territorial Rural), válidos a partir de 2024. A pedido do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho e da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), os valores pago pelos produtores rurais da Capital tiveram queda, principalmente no item ligado às terras de boa aptidão para lavoura, que diminuiu em torno de 18%.

Nos demais itens do ITR – área de lavoura com aptidão regular, lavoura de aptidão restrita, pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural e preservação de fauna ou flora, a redução média é de 3,6%.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a área plantada do município de Campo Grande é superior a 165 mil hectares. A Capital possui o maior valor de Produção Agrícola Municipal entre as 26 capitais brasileiras.

Discrepâncias

“O cenário era muito discrepante. Todas as culturas sofrendo desvalorização e custos altos na agricultura e na pecuária, e quando somadas essas situações aos impostos (ITR), a conta não fechava. Campo Grande, que precisa ser reconhecida como a Capital do Agronegócio, precisa de uma revisão que estimule os atuais produtores rurais da região, mas que também atraia investidores. Por isso protocolamos o pedido, que foi bastante discutido e aceito pela prefeita', explica o presidente SRCG, Alessandro Coelho.

As tratativas entre sindicato, Famasul e Prefeitura iniciaram-se em 2023, com resultado oficializado nesta quarta-feira, 8. “Tivemos um resultado muito positivo com a prefeita de Campo Grande, e tivemos êxito em baixar o ITR. Foi um importante trabalho junto ao presidente do Sindicado Rural de Campo Grande, Alessandro e sua equipe', pontuou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, que disponibilizou a equipe técnica da federação para desenvolver um estudo técnico minucioso, que serviu como base para a queda do valor ITR.

Para a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o resultado foi um equilíbrio entre o que o produtor rural precisa e as necessidades da gestão pública. “A gente precisa entender cada situação e nossa gestão tem sido assim, participativa. Nem sempre vamos conseguir dar tudo aquilo que é pedido, mas o equilíbrio é a pauta da nossa gestão, para que não tenhamos prejuízos na gestão pública, mas que traga para os segmentos uma resposta', ponderou.

Fique atento

O prazo para entregar a DITR (Declaração do Imposto Territorial Rural) em 2024, segundo a Receita Federal, vai do dia 14 de agosto, até às 23h59m do dia 29 de setembro, pelo horário de Brasília.



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE