Com novo equipamento, camundongos deixam de ser usados em testes para raiva

Resultados saem mais rápido e vai preservar cerca de 8 mil animais

| KAMILA ALCâNTARA / CAMPO GRANDE NEWS


Equipamento de Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real, utilizado para detectar o vírus da raiva (Foto: divuulgação Iagro)
publicidade

Cotações

A partir de agora, a  Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) passa a utilizar a ténica de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) para os testes de raiva no Mato Grosso do Sul. O equipamento traz a detecção mais rápida e precisa, sem a necessidade de 'prova biológica' com uso dos ratos de laboratório.

Para entender melhor, é importante lembrar que a raiva é uma doença viral fatal que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como cães, gatos e morcegos. O diagnóstico precoce é crucial para prevenir a propagação da doença e garantir a eficácia do tratamento.

O Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos) é o o único que realiza o diagnóstico dessa enfermidade em Mato Grosso do Sul, tendo notificado 75 casos positivos da doença em diversos mamíferos apenas no ano de 2023.

Antes, para detectar o vírus, o método consistia na colocação do material coletado de um possível infectado no cérebro do rato de laboratório e, com isso, observar os aparecimento de sintomas. Embora eficaz, esse processo era demorado, dependia de uma estrutura laboratorial complexa, além de envolver a utilização de animais, o que implicava na observância de todos os dispositivos legais do Concea (Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal).

Utilizando a técnica de RT-qPCR, além de substituir totalmente o uso dos ratinhos, a detecção é mais rápida e precisa, pois funciona amplificando e detectando o material genético do vírus da raiva presente na amostra, oferecendo resultados em questão de horas, em comparação com as semanas necessárias para a prova biológica.



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE