Educação
Jovem que estudou a vida inteira em escolas públicas é aprovada para mestrado na Europa
Estudante desenvolve pesquisas acerca da garantia do acesso universal à água potável
| TOP MíDIA NEWS/MéRI OLIVEIRA
Maria Victória Luz, uma jovem brasileira de 22 anos que mora em Brasília (DF) e sempre estudou na rede pública, recentemente conseguiu aprovação para mestrado na Europa: Alemanha, Bélgica e Suécia, com bolsa de estudos pelo programa Erasmus Mundus.
Segundo o site Só Notícia Boa, Maria Victória é formada em biotecnologia pela UnB (Universidade de Brasília), com auxílio de assistência estudantil, fez o ensino básico na rede pública. Mas jamais deixou que as dificuldades impedissem os planos dela.
“Aos 13 anos eu já pensava em criar coisas inexistentes”, disse a estudante, aprovada no curso superior em 2016, na Universidade Federal do Ceará (UFC), depois transferida para a UnB. Para custear as despesas, Maria Victória precisa de ajuda.
Com determinação e garra, Maria Victória, oriunda do ensino público, é do tipo que agarra as oportunidades e não desiste. Ao saber dos valores para custear as despesas, a estudante foi nas redes sociais pedir ajuda, conta o SNB.
“Fui aprovada na bolsa de mestrado dos meus sonhos, mas nada vem fácil. Até chegar no meu destino em agosto, preciso custear várias coisas como documentações, passagens, visto, medicações, especialmente porque os meus recursos atualmente são direcionados a um tratamento de doença autoimune que enfrento.”
O site conta que com pai garçom e mãe dona de casa, Maria Victória percorreu uma longa trajetória para conquistar a bolsa de pós-graduação na Europa.
Moradora da região do Novo Gama (DF), a estudante enfrentava duas horas de ônibus todos os dias para chegar à UnB. Também teve de recorrer ao programa de assistência estudantil para conseguir estudar, conforme conta o Só Notícia Boa.
Nas redes sociais, Maria Victória posta imagens das conquistas, mas pouco menciona as dificuldades, considerando-se que ela sofre de um tumor na hipófise, que ainda está em tratamento, e recebeu o diagnóstico de fibromialgia. Apesar das dificuldades, Maria Victória tem mil e um planos, segundo o SNB.
O site explica que a pesquisa da estudante se concentra em buscar alternativas para garantir o acesso universal à água potável.
Preocupada com as mudanças climáticas, a estudante é uma árdua defensora do meio ambiente e propostas sustentáveis para a sociedade.
A post shared by Maria Victória Luz (@vickpluz)
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."

















