Libido: O que é libido? E como aumentar?

| ITAPORANEWS.COM


Fotos: Divulgação
publicidade

Diversas questões podem influenciar a libido, como o ciclo menstrual, estresse, cansaço, uso de medicamentos, ansiedade, entre outros

Chamado de libido, o desejo sexual é controlado pelo hormônio da testosterona nos homens e pelo estrogênio nas mulheres.

Diversas questões podem causar o aumento ou a diminuição do desejo sexual, entre eles: ansiedade, estresse, uso de medicamentos, entre outros.

Assim, confira as demais causas das mudanças nos níveis de libido e como aumenta-lo naturalmente.O que é libido?

Libido é o nome dado ao desejo sexual. Nos homens, o hormônio que controla a libido é a testosterona e nas mulheres é o estrogênio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, mental, social e emocional. Por isso, muitos médicos reconhecem a libido como um importante indicador da saúde em geral, bem como da qualidade de vida.

Diversas questões podem influenciar o desejo sexual, como o ciclo menstrual, estresse, cansaço, uso de medicamentos, bem como a ansiedade, entre outros, como veremos a seguir.  Como aumentar?

A causas mais comum para a diminuição da libido é o desequilíbrio hormonal.

Entretanto, a queda da libido também pode ocorrer em decorrência de uma alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, depressão, ansiedade, ingestão de medicamentos como anticoncepcionais; ansiedade, estresse, amamentação, entre outras causas.

Por isso, o ideal é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o motivo da queda na libido e receitar a melhor forma de aumenta-la.

Contudo, algumas atitudes simples podem auxiliar nessa questão, como:Mantenha uma alimentação balanceada, rica em nutrientes.Pratique exercícios físicos.Evite fumar e beber álcool.Controle os níveis de estresse.

Além disso, também é possível aumentar o desejo sexual através de medicamentos, porém, somente um médico pode realizar a prescrição, bem como orientar corretamente sobre a dosagem e o período de uso.

O que fazer quando a libido está baixa?

O primeiro passo é procurar um médico. Isso porque só ele poderá diagnosticar corretamente a causa da queda no desejo sexual e a melhor forma de aumenta-lo.

Porém, como vimos anteriormente, algumas atitudes podem melhorar os níveis da libido, entre elas: alimentação balanceada, evitar fumar, beber ou usar drogas; bem como controlar o estresse e fazer atividade física frequentemente.Por que minha libido está baixa? Quais os sintomas?

Como vimos anteriormente, o desejo sexual pode baixar por diversos fatores como:Amamentação.Estresse.Uso de medicamentos, assim como anticoncepcionais e antidepressivos.Má alimentação.Depressão.Sedentarismo.Ansiedade.Obesidade.Anemia.AmamentaçãoUso de antidepressivos.Desequilíbrio hormonal, entre outros.

Contudo, o principal sintoma é a falta de vontade e de interesse em ter relações sexuais, bem como a diminuição do prazer durante essas práticas.  O que causa baixa libido nas mulheres?

As causas são diversas. Além do desequilíbrio hormonal, de doenças mentais e dos maus hábitos de vida (sedentarismo, má alimentação, bem como fumo, entre outros), as mulheres podem ter baixa libido durante períodos e situações específicas, como:Amamentação.Durante o uso de anticoncepcional oral.Andropausa.Menopausa, entre outros.

Contudo, durante o ciclo menstrual, o desejo sexual da mulher tende a aumentar naturalmente, devido a ovulação.

O que causa baixa libido nos homens?

A falta de desejo sexual nos homens pode ser causada pelo desequilíbrio hormonal, com a baixa do hormônio testosterona, bem como outros fatores:Má alimentação.Sedentarismo.Obesidade.Ansiedade.Estresse.Depressão.Uso de medicamentos como antidepressivos, entre outros.

Contudo, somente um médico pode identificar precisamente a causa da baixa libido, bem como receitar o melhor tratamento.Conclusão

Libido é o nome dado ao desejo sexual. Nos homens, o hormônio que controla a libido é a testosterona e nas mulheres é o estrogênio.

Diversas questões psicológicas, hormonais e sociais podem causar a queda do desejo sexual, porém, somente um médico pode identificar o real motivo da falta de desejo por ter relações sexuais, bem como orientar sobre o melhor tratamento.

Contudo, alguns hábitos de vida podem auxiliar a manter os níveis de libido altos, como praticar exercícios físicos regularmente, se alimentar de maneira equilibrada e evitar hábitos prejudiciais a saúde como exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e fumar.

Guia da Farmácia/Guia da Farmácia



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa página: https://www.facebook.com

Clique e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE