Paquistão proíbe o TikTok por conteúdo 'imoral'

Governo paquistanês disse estar disposto a rever bloqueio se o aplicativo criar mecanismos para moderar posts considerados impróprios.

| G1 / G1


publicidade

O Paquistão bloqueou nesta sexta-feira (9) o aplicativo chinês TikTok por não filtrar conteúdo “imoral e indecente', de acordo com a autoridade de telecomunicações do país.

"Em vista do número de reclamações de diferentes segmentos da sociedade contra conteúdo imoral e indecente no aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok, a Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês) emitiu instruções para bloquear o aplicativo", disse o governo paquistanês, em nota.

Procurado pela agência de notícias Reuters, o TikTok não comentou o assunto.

A autoridade de telecomunicações do Paquistão disse que a empresa responsável pelo app foi informada de que o país poderá rever sua decisão se o TikTok apresentar um mecanismo que faça a moderação de conteúdos “ilegais'.

O Paquistão figura entre os países nos quais o TikTok mais remove conteúdo que considera violar suas regras.

De acordo com o último relatório de transparência do app, foram retirados 6,4 milhões de vídeos publicados no país, atrás somente da Índia (37,6 milhões) e dos EUA (9,8 milhões).

Assim como outras plataformas, o aplicativo utiliza sistemas automatizados para a remoção de conteúdos.

Vídeos com nudez adulta e atividades sexuais foram o principal alvo de derrubada, com 30,9% das ocorrências. Em seguida apareceram conteúdos que poderiam violar a segurança de menores (22,3%), atividades ilegais e mercadorias reguladas (19,6%), suicídio, automutilação e atos perigosos (13,4%) e conteúdo violento (8,7%).

O TikTok também foi proibido na Índia, mas por outros motivos: o governo indiano alegou preocupações com segurança digital e soberania.

Os EUA ameaçam banir o aplicativo chinês, a não ser que ele seja vendido para empresas americanas. O governo de Trump diz que o TikTok pode repassar dados dos cidadãos americanos para a China, algo que o app nega.

Saiba mais: Entenda os detalhes da negociação entre ByteDance, Oracle e Walmart

VÍDEOS: tudo sobre segurança digital



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE