Mais gado diminuiria queimadas no Pantanal, defende Tereza Cristina

Ministra classificou os incêndios como “desastre' durante reunião virtual da Comissão do Senado

| GABRIEL NERIS / CAMPO GRANDE NEWS


Ministra Tereza Cristina durante reunião virtual de comissão (Foto: Reprodução)
publicidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira (9) durante reunião da comissão temporária do Senado que a presença de mais gado no Pantanal ajudaria a evitar as queimadas que estão devastando o bioma.

Tereza afirmou que o boi é o “bombeiro do Pantanal porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. A seca, a água no subsolo também baixou os níveis e essa massa virou o que? Um material altamente combustível, incendiário', detalhou.

A ministra classificou os incêndios como “desastre' e que ocorreram porque “tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor', apontou.

A Comissão do Senado aprovou nesta sexta a inclusão do Pantanal no Conselho Nacional da Amazônia Legal, até o ano de 2025. A intenção é que com esta medida, o bioma possa receber mais recursos federais, aumentando a estrutura e ações para o combate aos incêndios florestais.

De janeiro a 8 de outubro, Mato Grosso do Sul registrou 10.627 focos de queimadas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Destes, mais de 7,3 mil ocorreram em Corumbá.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE