Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

| CORREIO DO ESTADO / DANIEL DIAS/AUTOMOTRIX


Versão SS do Chevrolet Blazer elétrico promete desempenho similar ao Camaro e ao Corvette - (Foto: Divulgação)
publicidade

Tomada de poder

A Chevrolet apresenta ao mundo o Blazer EV, representando mais um passo da General Motors na estratégia de ampliação da oferta de veículos zero emissão e entrando no segmento de SUVs elétricos premium. O Blazer EV tem estreia prevista para a metade do próximo ano nos Estados Unidos. Logo depois, será lançado em outros mercados, incluindo o brasileiro. O carro será disponibilizado em várias configurações de acabamento e desempenho, incluindo uma com 530 quilômetros de autonomia com carga máxima. Terá variáveis com tração dianteira, traseira ou integral (AWD). Entre as versões, estarão as mais emblemáticas da Chevrolet, a RS, focada em design, e a SS, que agrega mais performance. O Blazer EV utilizará a plataforma Ultium como base, terá linhas atléticas e desempenho inspirado em ícones como o Camaro e o Corvette. A topo de linha do novo Blazer terá motor de 560 cavalos de potência e torque superior a 90 kgfm. De acordo com estimativas da marca norte-americana, o elétrico da variante “top' poderá acelerar de zero a 100 km/h em um tempo inferior a quatro segundos. O Blazer EV será produzido em Ramos Arizpe, no México.

Sempre ao lado

Embora façam parte de segmentos diferentes, a picape compacta-média Toro e o SUV compacto Pulse terão uma novidade em comum. Os dois modelos da Fiat compartilharão o Sound Design, uma experiência sonora para o usuário ter mais prazer ao dirigir. Projetada para fazer parte da jornada do motorista dentro do carro, a nova identidade sonora da marca italiana foi desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Soundthinkers. A tecnologia aposta em sons mais agradáveis e modernos para marcar cada aviso de ação da picape e do utilitário esportivo. Atividades como ajustar a central multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas ganharam melodias mais suaves. Já os avisos sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com alguma porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios de alerta mais fortes e repetitivos justamente para chamar a atenção do condutor.

Para escalar rochas

A Ford apresentou nos Estados Unidos a nova F-150 Raptor R, picape off-road mais potente e rápida já produzida pela marca norte-americana. Desenvolvida pela Ford Performance, ela é a terceira geração da linha Raptor, inspirada nas competições Baja 1000 no deserto para desafios radicais em alta velocidade. A F-150 Raptor R será equipada com motor 5.2 V8 supercharger de 700 cavalos de potência e 88 kgfm de torque. O propulsor é similar ao do Mustang Shelby GT500, recalibrado para aumentar o torque em baixa e média rotações. Como o resto da família, a Raptor R traz tecnologias inteligentes de direção. O Trail Turn Assist permite reduzir o raio de giro em curvas fechadas, o Ford Trail Control é um piloto automático para off-road e o One-Pedal Drive oferece ao motorista a possibilidade de controlar o acelerador e o freio com apenas um pedal para o fora-de-estrada extremo, como subida em rochas. A nova variante da picape, que virá para o mercado brasileiro a partir de 2023 na configuração standard, começará a ser produzida no final deste ano.

Charme francês

Equipe integrante do circo da Fórmula-1, a Alpine aproveitou o GP da França, para apresentar o A110 E-ternité, seu novo elétrico meio conversível. “Quero eletrificar a Alpine para que ela se insira na eternidade', prometeu Luca de Meo, pouco depois de sua chegada ao Renault Group. O desafio foi aceito por Laurent Rossi, CEO da Alpine, e pelos engenheiros da marca. Em menos de um ano, uma verdadeira tropa de elite concretizou o audacioso sonho. O A110 E-ternité tem motor de 178 kW (243 cavalos) de potência e 30,5 kgfm de torque, pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia anunciada pela marca francesa é de 420 quilômetros pelo WLTP – o ciclo de aferição mais confiável da atualidade. O novíssimo elétrico da Alpine utiliza um sistema multimídia inovador, aproveitando o tablet pessoal do condutor e oferecendo uma experiência de conectividade intuitiva e natural, com base no sistema operacional Android. A multimídia permite centralizar todos os aplicativos do usuário em um único aparelho. 

Painel de propaganda

Uma série limitada a 192 unidades é a nova opção para o X1. Produzida em Araquari (SC), a versão Outdoor do SUV da BMW custa R$ 330.950, tendo como base a variante sDrive20i X-Line Plus. O X1 Outdoor mantém o motor 2.0 TwinPower TurboFlex, com 192 cavalos de potência a 5 mil rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.250 giros, acoplado ao câmbio automático Steptronic de 8 marchas com “paddles shifts' atrás do volante para trocas ao comando do motorista. O novo X1 acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h. A edição limitada se diferencia pelas capas de retrovisor M Performance em fibra de carbono, pelo suporte de bicicleta no rack e pelo conjunto de tapetes de borracha no interior e no porta-malas. Apesar de não estar incluída no pacote do X1 Outdoor, a BMW M Bike pode ser adquirida nas concessionárias pelo preço de R$ 16.042. A nova configuração inclui ainda a assistente pessoal Alexa, os BMW ConnectedDrive, Teleservices e Online - englobando portal de notícias, clima e aplicativos - e preparação para Apple CarPlay. Serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do aplicativo My BMW têm canal digital de relacionamento entre cliente e rede de concessionárias, informações de trânsito em tempo real, serviços de concierge e suporte e informações vinte e quatro horas e sete dias por semana.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE