Paraguai apreende avião boliviano com 400 quilos de cocaína na fronteira

Aeronave foi interceptada na região de Yguazú, a 100 km de Mato Grosso do Sul

| HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS


Os fardos de cocaína ao lado do avião e o piloto boliviano que foi preso (Foto: Divulgação)
publicidade

Pelo menos 400 quilos de cocaína foram apreendidos nesta quarta-feira (7) no Paraguai, a pouco mais de 100 km do território sul-mato-grossense. A droga estava em um avião que fez pouso forçado em área de lavoura depois de ser perseguido pela Força Aérea paraguaia.

A Operação Omega para apreender o carregamento foi desenvolvida por agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, agência treinada e equipada pelo DEA, o departamento americano de combate às drogas.

O serviço de inteligência descobriu que a carga de cocaína viria da Bolívia com destino ao Departamento (equivalente a Estado) de Alto Paraná.

A aeronave foi detectada nos arredores de Concepción e perseguida por três aviões Tucano da Força Aérea paraguaia até a região de Yguazú, em Alto Paraná.

Quase sem combustível, o piloto boliviano Carlos Roberto Cuellar Bravo pousou o Cessna 210 na área de lavoura e tentou colocar fogo no avião para destruir a droga e apagar pistas.

Ele chegou a provocar incêndio na palha seca de soja, mas equipes da Senad, com apoio de policiais da região, chegaram a tempo de impedir que as chamas atingissem o Cessna lotado de cocaína. A carga foi avaliada em três milhões de dólares – em torno de R$ 17 milhões.

O Paraguai se tornou a principal rota da cocaína produzida na Bolívia e enviada ao Brasil, de onde parte para a Europa. Antes a droga entrava no território brasileiro pela região Norte, mas agora é trazida de avião até as pistas clandestinas no Paraguai e depois despachada para o Brasil em fundos falsos de veículos e também pelo ar, em pequenos aviões e helicópteros.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE