Anvisa aprova regras para uso emergencial de vacinas contra Covid-19

| GUIA DA FARMáCIA/GUIA DA FARMáCIA


publicidade

Diretora da Anvisa disse que ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial nem pedido de registro de vacinas. Em 2 de dezembro, a agência já tinha definido os requisitos para o pedido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (10) as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19.

A decisão, portanto, foi unânime entre os diretores da agência. No dia 2 de dezembro, a Anvisa já tinha, então, definido os requisitos para o pedido de uso emergencial da vacina.

No entanto, na prática, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido  de emergência.

A agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial nem pedido de registro de vacinas . Soares ressaltou que esse pedido deve ser feito pela empresa.

“Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa ', disse Alessandra Bastos Soares.

A Anvisa ressalta ainda que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos.

Quatro vacinas estão em testes de fase 3 no Brasil: a da Pfizer, a de Oxford, a da Johnson e a da Sinovac.

‘Lei Covid’

A utilização de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil depende da aprovação. Assim, a permissão pode ser conseguida, basicamente, por dois caminhos.

O primeiro está diretamente ligado aos dois tipos de registro (tradicional ou emergencial) que podem ser dados pela Anvisa.

Já a segunda possibilidade é baseada na chamada “Lei Covid”, que libera o uso se o imunizante tiver aval expedido por uma agência do exterior, independentemente de registro pela Anvisa.

Uso de vacina contra a Covid-19 no Brasil pode ser baseado em aval de agência do exterior

Fonte: G1

Foto: Shutterstock



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!