Aliado de Bolsonaro, Arthur Lira lança candidatura à presidência da Câmara

Deputado é líder do PP e do Centrão, bloco de partidos que integra a base aliada de Bolsonaro. Atual presidente da Casa, Rodrigo Maia deve apoiar outra candidatura ainda não definida.

| G1 / ELISA CLAVERY, TV GLOBO


publicidade

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) lançou nesta quarta-feira (9) candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Lira deve disputar o cargo com o candidato que o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidir apoiar.

Lira é o líder do Centrão na Câmara, composto pelos partidos PL, PP, PSD, Solidariedade e Avante. Juntas, as siglas reúnem 135 deputados e se declararam base aliada de Bolsonaro em maio deste ano.

“Para que a gente possa tocar os próximos dois anos de uma maneira diferente de como a Casa vem sendo administrada. Não que venha sendo mal administrada, mas cada presidente tem a sua marca', disse Lira.

A eleição para a presidência da Câmara será no dia 1º de fevereiro de 2021. O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) vai concorrer ao cargo de 1º vice-presidente na chapa. Antes de apoiar a candidatura de Lira, Ramos tinha a intenção de se lançar como candidato à presidência da Câmara.

A candidatura foi lançada com o lema “Para toda a Câmara ter voz', na sede do PP, no Senado. No evento, participaram os líderes dos partidos do bloco liderado por Lira e parlamentares de outras siglas, como os líderes do Patriota, Fred Costa (MG) e do PSC, André Ferreira (PE), e o deputado Eros Biondini (PROS-MG).

Segundo o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o PTB também fechou acordo pela candidatura de Lira, embora não tenha enviado políticos à cerimônia.

"Todo diálogo começa largo, tem que começar bem amplo. Respeitando minoria, oposição, respeitando regimento, altivez do poder legislativo. Toda a sua pluralidade de pensamentos e correntes ideológicas", disse Arthur Lira.

"Mas a maioria num sistema democrático sempre vence e o plenário é soberano por maioria. E na sua soberania as pautas serão levadas à discussão, as pautas serão socializadas pelos deputados."

Lira disse ainda que, na sua eventual gestão, o colégio de líderes deve se reunir sempre às quintas-feiras para que os deputados "saibam com antecedência" as pautas.

"As relatorias voltarão a ser entregues pela proporcionalidade partidária, os relatores terão autonomia sobre os seus relatórios", disse, sendo aplaudido pelos presentes.

Reeleição proibida

Um julgamento virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou o que diz a Constituição e proibiu a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado. Assim, Maia ficou impossibilitado de disputar o pleito, mas ainda não definiu o nome que deve apoiar.

Mais cedo, o presidente da Câmara disse que o governo Jair Bolsonaro está “desesperado' para ter um aliado na presidência da Câmara para pautar projetos de costumes e "desorganizar" a agenda do meio ambiente.

Rodrigo Maia ponderou que os dois principais grupos que disputam o comando da Casa defendem a mesma agenda liberal na área econômica, em sintonia com o governo. Portanto, diz Maia, o interesse do Palácio do Planalto em interferir no pleito seria para avançar nas pautas de costumes e armamentista.

Apoio

Presente no evento, a deputada Margarete Coelho (PP-PI) disse que a eleição de Lira abriria espaço para pautas "negligenciadas" na Câmara.

"Em nome das minorias, em nome das mulheres, em nome daqueles que querem o meio ambiente preservado para essa geração e para as futuras gerações, estamos com você para defender essa pauta", disse a parlamentar.

O líder do PSD, Diego Andrade (MG), disse que "a Câmara não pode mais ficar marcada como um lugar em que as propostas vencem por falta de votação".



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!