PL dos Defensivos: objetivo é garantir que produtos seguros cheguem ao mercado

| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO


De acordo com o palestrante, o projeto de lei não trata de flexibilizar o uso de pesticidas, como vem sendo divulgado por alguns setores - Crédito: Canal Rural/Reprodução
publicidade

À luz da ciência, não restam dúvidas de que o objetivo da aprovação do PL dos Defensivos, que moderniza a lei sobre o registro de pesticidas, é permitir que cheguem ao mercado produtos seguros para agricultores, trabalhadores e consumidores.

A manifestação foi feita por Caio Carbonari, Doutor em Proteção de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), um dos participantes de audiência pública promovida nesta quarta-feira (22.6) na Comissão de Agricultura do Senado Federal.

“A questão central do projeto é a análise de risco. E o PL vai permitir que cheguem ao mercado produtos mais modernos, eficientes e seguros. O PL 1459 permite a modernização de uma lei que tem mais de 30 anos, garante uma convergência científica regulatória com as práticas mais modernas dos países desenvolvidos e da OCDE”, argumentou.

De acordo com o palestrante, o projeto de lei não trata de flexibilizar o uso de pesticidas, como vem sendo divulgado por alguns setores.

“Não estamos falando em hipótese alguma em flexibilização. Não é essa a proposta. Seria um retrocesso muito grande. É de fato uma modernização e adoção de critérios mais concretos e adotados amplamente na maior parte dos países. Não estamos adotando nada que os outros países já adotaram”, reiterou.

*Com informações do Notícias Agrícolas



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE