Arroz dourado só será comercializado em 2023 - A Gazeta News

Variedade é grande produtora de vitamina A

| A GAZETA NEWS


publicidade

O arroz dourado, ou Golden Rice, uma variedade geneticamente modificada para produzir pró-vitamina A, passou por um processo de comentário público antes de ser aprovado para propagação comercial. No entanto, seus proponentes estimam que o produto não chegaria aos mercados até aproximadamente 2023 ou mais tarde, pois ainda existem processos regulatórios e burocráticos a serem superados.

O Instituto de Pesquisa do Arroz das Filipinas (PhilRice) disse que o período de comentário público de 60 dias para a propagação comercial proposta do Golden Rice já começou formalmente. 'O Golden Rice foi previamente avaliado em segurança alimentar em cinco países, incluindo as Filipinas, e estamos confiantes de que atenderá aos rigorosos padrões de nossos reguladores', disse o CEO da PhilRice, Dr. John de Leon, em comunicado de imprensa emitido em 20 de novembro.

Em uma coletiva de imprensa virtual na segunda-feira, o líder do projeto de arroz saudável da PhilRice, Dr. Renante L. Ordonio, disse que todos têm a oportunidade de fornecer feedback ao Departamento de Agricultura-Bureau of Plant Industry (DA-BPI) em relação ao seu pedido de propagação comercial. O pedido de propagação comercial é a última etapa do processo regulatório para as culturas GM de acordo com a Circular 1 do Departamento Conjunto de 2016.

No entanto, Ordonio afirmou que a visão do arroz dourado chegando ao mercado interno está longe da realidade, já que a safra passará por mais processos regulatórios e aprovações como registro de variedades e testes nutricionais após a obtenção da licença. de propagação comercial . Além disso, Ordonio aceita o fato de que a aplicação de propagação comercial também pode enfrentar oposição, arrastando ainda mais o processo de aplicação.

Fonte: Agrolink



Você está navegando pelo site Itaporã News, e o seu cliente também. Anuncie no site. Quem não é visto não é lembrado! Há 13 anos contando a nossa historia.
Contato comercial (67) 9 9679-1046.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE