Neomille, a indústria de etanol de milho em Maracaju/MS, recebe licença ambiental de instalação (LI) da planta industrial

Documento foi entregue na abertura do Showtec pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja.

| ITAPORANEWS.COM/ASSESSORIA


Da esquerda para direita: presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), André Borges, Diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico da CerradinhoBio e Neomille, Renato Pretti, governador do estado de Mato Grosso do Sul, R
publicidade

Um novo capítulo começa a ser construído – literalmente – na história da Neomille. A subsidiária da CerradinhoBio - responsável pela produção de etanol e componentes para ração animal a partir do processamento de milho - acaba de receber a licença ambiental de instalação (LI) da sua planta industrial na cidade de Maracaju/MS. O documento foi entregue durante o Showtec pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja, para o Diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico da Neomille, Renato Pretti. Estiveram presentes também, na solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), André Borges.

O projeto da nova planta da Neomille em Maracaju/MS une o que há de mais moderno em termos de máquinas, processos e equipamentos a um modelo inovador e sustentável de negócio. Com R$ 1,4 bilhão de investimentos para a construção da primeira fase, a nova unidade - quando estiver operando na capacidade total – poderá processar até 1,2 milhão de toneladas de milho por ano, resultando em 550 milhões de litros de etanol.
A previsão é de que a nova planta esteja funcionando a pleno vapor no segundo semestre de 2023. A construção gerará mais de mil empregos diretos e indiretos, sendo priorizada a captação de mão de obra local.

A escolha de Maracaju/MS para sediar a nova unidade da Neomille não se deu à toa. A empresa encontrou na cidade um ambiente favorável para a construção da nova indústria: disponibilidade de matéria-prima, suprimento de biomassa, demanda para os coprodutos de etanol e a hospitalidade dos maracajuenses e sul-mato-grossenses.

Principais números da Neomille – Maracaju / MS
(quando estiver operando na capacidade total):

Moagem: 1,2 milhão tonelada de milho por ano
Produção de etanol: 550 milhões de litros por ano
Produção de DDGs (Dried Distillers Grains with Solubles): 330 mil toneladas ano
Produção de óleo: 22 mil toneladas por ano
Venda de energia: 105 GWh por ano

Sobre a Neomille
Fazer a diferença, oferecendo biocombustível e bioenergia para contribuir com o crescimento sustentável do planeta. Com este propósito, a CerradinhoBio criou, em 2019, sua subsidiária de etanol de milho, a Neomille, que passou a ser responsável pelo processamento de milho, produção de etanol de milho e componentes para ração animal.

A unidade de Chapadão do Céu/GO foi construída durante 12 meses e gerou 500 empregos diretos e indiretos. Hoje, a Neomille produz, anualmente, aproximadamente 245 milhões de litros de etanol hidratado, 145 mil toneladas de DDGS e 7 mil toneladas de óleo, moendo cerca de 545 mil toneladas de milho.

Atualmente, a unidade da Neomille em Chapadão do Céu / GO, está é um importante processo de expansão, o que possibilitará a ampliação da capacidade de processamento de milho em 44%, passando das atuais 570 mil toneladas para cerca de 820 mil toneladas por ano. As obras tiveram início em setembro de 2021 e a conclusão está prevista para dezembro de 2022.

Sobre o Grupo Cerradinho
A CerradinhoBio é uma empresa atuante no setor de biocombustíveis e bioeletricidade com unidades industriais em Chapadão do Céu/GO. As empresas integram ao Grupo Cerradinho, que conta com mais de 40 anos de experiência nos segmentos sucroenergético, propriedades agrícolas e logística.

Considerando as plantas de cana (CerradinhoBio) e milho (Neomille), a Companhia possui um dos maiores complexos produtores de etanol do Brasil, com capacidade consolidada para produzir 730 milhões de litros de etanol e gerar 1.300 GWh de energia.

 

 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!