Contran autoriza uso de semirreboque com eixo elétrico por caminhões

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O uso do semirreboque com eixo elétrico foi aprovado pelo Contran. Foto: Divulgação Randon
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Por Portal do Trânsito

O uso de semirreboque com eixo elétrico para veículos de carga foi autorizado no país pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em reunião extraordinária, o órgão aprovou a regulamentação do sistema, que recupera a energia gerada durante frenagens ou descidas, tornando a carreta capaz de ajudar o caminhão a subir terrenos íngremes de forma mais segura e eficaz. A decisão ainda não foi publicada em Diário Oficial.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, com o dispositivo, os veículos de transporte de carga terão mais eficiência logística.

Assim como, redução do consumo de energia, redução da emissão de gases na atmosfera e mais segurança veicular. Ele funciona como um sistema auxiliar de tração, sem substituir o sistema de tração principal do caminhão. Antes da análise pelo Contran, o tema esteve em consulta pública virtual pela plataforma Participa+Brasil.

“A reunião de hoje foi de alinhamento entre política e regulação. Além disso, preocupação com o meio ambiente, inovação tecnológica, segurança e, sobretudo, simplificação regulatória. Esses são elementos que fazem parte da agenda de trânsito do MInfra', afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio.

Um dos fabricantes de eixos elétricos, a Randon, afirma que o equipamento é capaz de proporcionar uma economia de combustível de até 25% a depender da aplicação, peso e condições de estrada.

Em testes realizados, o uso do sistema contabilizou consumo de 15 litros de diesel por hora. Sem o auxílio da tração elétrica, por exemplo, a marca foi de 36 litros/hora.

Ainda conforme a fabricante, além da redução do consumo, especialmente em rotas de topografia montanhosa, o equipamento também promete como consequência menos emissões, mais segurança nas viagens e menor desgaste de componentes.

O Contran também aprovou o parecer favorável à adesão do Brasil ao Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Técnicos Veiculares (WP.29) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse é um grupo de trabalho que administra acordos relativos às prescrições técnicas para a construção, bem como homologação de veículos com rodas. O Brasil será o primeiro país da América Latina a compor o fórum.



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