Espaço sagrado indígena é incendiado em Douradina (vídeo)

Os líderes do povo Guarani-Kaiowá têm recebido diversas ameaças

| TOP MíDIA NEWS/ANTONIO BISPO


A casa de reza Oga pysy, patrimônio do povo indígena Guarani-Kaiowá, foi incendiada na madrugada desta quarta-feira (29), em Douradina.

Segundo nota publicada por Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, no momento do incêndio, crianças e idosos dormiam no local, mas conseguiriam sair às pressas, sem ferimentos.

O espaço é patrimônio coletivo da religão dos Guarani e Kaiowá e, somente em 2021, cinco outros espaços também foram incendiados criminosamente, indicando crime de intolerância religiosa.

De acordo com a denúncia, os líderes dos povos recebem, frequentemente, ameaças de morte e de incêndio aos espaços.

Em razão do recesso forense, não conseguimos contato com o Ministério Público Federal para saber mais sobre o caso.

Nota pública de Aty Guasu Guarani e Kaiowá. Com imensa tristeza comunicamos mais um ato criminoso cometido contra a religião, memória e patrimônio coletivo do povo Guarani Kaiowá. Hoje 29/12/2021, na madrugada às 2h a oga pysy/ casa de reza foi incendiada em tekoha Município de Douradina- MS. No momento de queimada as famílias: crianças e idosas se encontravam dormindo no interior da casa de reza. Conseguiram escapar do incêndio criminoso. A oga pysy /casa de reza é patrimônio coletivo da religião do povo Guarani-Kaiowá, a religião Guarani-Kaiowá está sofrendo ameaça frequente de intolerância religiosa. Diante do fato pedimos a investigação do fato pela polícia federal e MPF. Os rezadores/as Nhanderu e Nhandesy sofrem cerco de ameaça de morte por praticar religião do povo Guarani-Kaiowá. Em 2021 foram incendiadas 5 oga pysy- casas de reza Guarani-Kaiowá. Mais uma vez reforçamos a solicitação de investigação séria para punir os mandantes e autores dos crimes cometidos contra o patrimônio coletivo do Kaiowá. Via Aty Guasu



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE