O hatch elétrico e-208 GT desembarca no Brasil para reposicionar a Peugeot no mercado nacional

A versão elétrica vem da Europa e o preço inicial de lançamento é de R$ 244.990

| CORREIO DO ESTADO / DANIEL DIAS/AUTOMOTRIX


Peugeot e-208 GT - (Foto: Divulgação)
publicidade

Espécie de talismã da Peugeot, o 208 continua agitando a cada novo movimento. Desta vez, o compacto da marca do leão apresenta no Brasil na versão e-208 GT, totalmente elétrica. 

A nova configuração repete boa parte da estética da versão flex, inclusive os característicos faróis de circulação diurna com assinatura de iluminação full-led que remetem aos “dentes de sabre', faixas de proteção das janelas em preto brilhante e rodas de 17 polegadas com inserções (as do modelo elétrico são exclusivas). 

Enquanto a nova geração, movida por propulsão convencional, é produzida na Argentina, a versão elétrica vem da Europa. Produzido na fábrica de Trnava, na Eslováquia, o Peugeot e-208 GT está no Brasil em condições especiais de lançamento, com preço de R$ 244.990, com os vinte primeiros compradores recebendo uma estação de recarga doméstica da WEQ. 

O preço final do novo elétrico ficará em R$ 250 mil, com direito a um sistema de recarga das baterias da unidade de potência desenvolvido especificamente para uso em tomadas convencionais.

A performance do e-208 GT é garantida por um motor elétrico que entrega 26,5 kgfm de torque e 136 cavalos de potência, que permitem ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e chegar à máxima de 150 km/h. 

A autonomia é de 340 quilômetros, conforme o ciclo WLTP. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. 

O modo “Eco' tem como foco a otimização da autonomia, o “Drive' é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport' prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e do torque máximos. 

Segundo a Peugeot, em condições totalmente ideais, entrando nessa equação o jeito de dirigir, o modo de condução até temperaturas não muito altas nem baixas, a autonomia do e-208 GT pode chegar a 400 quilômetros. O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: “P' (Park – estacionamento), “D' (Drive), “N' (Neutro), “R' (Ré) e “B' Mode. Esse último atua de modo a garantir regeneração da bateria, aumentando a autonomia do veículo. 

Além de três modos de condução, o elétrico oferece dois modos de frenagem: “Moderado', para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “Aumentado', para uma frenagem proporcionada pela redução na pressão no pedal do acelerador.

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT pode ser carregado em tomadas convencionais residenciais ou em estações rápidas por meio de um plug. O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para continua (DC). 

O elétrico pode ter 80% da bateria carregada em menos de trinta minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Isso garante cerca de 270 quilômetros de autonomia –, com os dados de utilização e consumo da bateria mostrados no painel. 

A bateria tem oito anos de garantia ou 160 mil quilômetros. De acordo com a fabricante, os tempos de recarga são de vinte e quatro horas e cinquenta e seis minutos em 1,8 kW (tomada doméstica), de quatro horas em 11 a 22 kW, de seis horas em 7,4 kW, de cinquenta e três minutos em 50 kW e em meia hora em 100 kW.

O novo 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA, pertencente à Stellantis. Uma das características dessa plataforma é ser multi energia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção. 

No caso do e-208 GT, ela recebe o nome de eCMP. Graças a isso, mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada abaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros), espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da configuração “comum' e a mesma posição de dirigir e aplicação das modernas tecnologias de assistência à condução. 

“O e-208 é mais um passo nos duzentos e dez anos da Peugeot, a montadora mais antiga ainda em atividade no mundo. O modelo marca os passos da fabricante cada vez mais dentro do mundo eletrificado, passando da queima dos combustíveis fósseis à eletrificação total', celebra Antonio Filosa, CEO da Stellantis América Latina.

 

Embora o e-208 GT trazido para o Brasil seja igual ao modelo vendido na Europa, a equipe de engenharia da marca aplicou um pacote de alterações. Uma delas é para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (no lugar das plásticas) em toda a região do assoalho e na área abaixo do capô. 

As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas no Brasil são do tipo run flat (podem continuar trafegando mesmo com um furo).

 A chegada do e-208 GT representa a introdução da eletrificação no portfólio e um reposicionamento da Peugeot no país – ainda este ano chegará ao mercado nacional o utilitário comercial e-Expert. Neste primeiro momento, o e-208 será oferecido exclusivamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

 No decorrer do ano, se espalhar para todo o Brasil, se iniciando por Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). 

A Stellantis – multinacional automotiva que controla a Fiat, a Jeep, a Ram, a Peugeot e a Citroën – planeja expandir pelo Brasil uma estrutura específica para o cliente de elétricos, a fim de marcar um novo estágio na realidade do mercado nacional: a da chegada em definitivo da eletrificação totalmente “verde'.

 



Compartilhe Esta Notícia Com Os Seus Amigos!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE