Saúde
Infectologistas alertam para uso excessivo de corticoides na pandemia
Sociedade de infectologia encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina para que o uso de medicamento seja racional
| JD1 NOTíCIAS/MATHEUS RONDON
Na última segunda-feira (16), a Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul (SIMS), encaminhou um ofício ao Conselho Regional de Medicina, pedindo que houvesse à promoção do Uso Racional de Corticoides no Tratamento da Covid-19, devido relatos ao uso abusivo da medicação durante a pandemia.
O documento encaminhado a CRM-MS é resultado que um levantamento entre médicos infectologistas, que em grupo, mantém discussões de casos. “Em decorrência deste fato que trouxe preocupação, principalmente ao notar e detectar eventos adversos, uma reunião entre os infectologistas associados à SIMS foi realizada, como resultado, o Ofício foi elaborado e aprovado pela atual diretoria da sociedade.”, explicou a presidente da SIMS, Andyane Tetila, médica infectologista.
Andyane, explica que o documento não é resultado de denúncias, mas que foi baseado em percepção dos médicos infectologistas, na rotina diária de condução de casos de Covid-19. Ofício leva em conta a preocupação do conselho relacionado à automedicação realizada pela população e também em razão da preocupação dos membros sobre os efeitos adversos da medicação.
A SIMS aguarda retorno do CRM-MS.
Estudo –
Um estudo da Recovery (Universidade de Oxford) comprovou que o uso de corticoide (a dexametasona) foi positivo em pacientes internados com quadros graves de Covid-19. Outros tipos de corticoide, como a prednisolona, também já estão sendo utilizados com sucesso. Mas em casos de doses elevadas, ocorre risco de complicações.
Entre os riscos da automedicação e uso excessivo de corticoides estão a diminuição da imunidade, alteração da glicemia, complicação de outras doenças já existentes, ocorrência de diabetes, indução de quadro imunossupressor, o que possibilita a ocorrência de infecções sérias e graves, entre outras.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."


















