Com informação, orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade


publicidade

Conhecimento, planejamento, gestão financeira. Esses são alguns pilares da economia doméstica que fazem a diferença quando se busca melhorar a renda mensal. Com auxílio do Senar/MS no âmbito da Promoção Social, o orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade. Este é o tema do Mercado Agropecuário desta segunda-feira (19).

O portfólio de aprendizagem que o Senar/MS oferece gratuitamente é bem amplo para quem pretende impulsionar os ganhos mensais. A instrutora do curso ‘Família, Qualidade de Vida e Controle do Orçamento Familiar’, Jéssica Pioto, que é psicóloga, explica que o conhecimento sobre economia familiar proporciona um desenvolvimento na gestão dos recursos. “60% a 70% dos alunos tem uma melhora significativa no controle de suas rendas e, consequentemente, conseguem atingir suas metas pessoais estabelecidas durante a capacitação'.

Segundo Pioto, um dos segredos está na lista de compras do mercado. “Muitas vezes é um choque de realidade diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Com clareza, a partir do ganho de informação, já é possível ver o resultado, porque as pessoas se admiram com o quanto elas agem sem se planejar', acrescenta.

As metas mais comuns são ter a casa própria, veículo e até mesmo carteira de motorista. “É fundamental que saibam a importância de se reservar uma porcentagem do seu salário para atingir objetivos pessoais, planejamento financeiro e familiar, além da melhora na qualidade de vida', destaca.

E. como pontua a instrutora, a evolução na qualidade de vida e a convivência familiar são dois aspectos relevantes. “Eu gosto muito de destacar o conceito de valorização da família, porque é cada vez mais raro. De cara isso já tem muito impacto, porque geralmente não há mais essa consciência ativa dentro do ambiente residencial', informa.

“Além disso, estamos sempre lembrando sobre a importância da saúde; de ter um sono regular, de realizar atividades físicas, uma boa alimentação; porque as pessoas vão se esquecendo', acrescenta, Pioto sobre melhores práticas de vivência.

São muitas as capacitações de Promoção Social. Este curso tem duração de 16 horas e é gratuito. O calendário completo desta e de outras capacitações você pode encontrar no catálogo online do Senar/MS. Mais assuntos sobre capacitações você pode conferir às quartas na editoria Educação no Campo.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE