Agora é que são elas! Mulheres de MS fizeram história na eleição de 2026

Há representantes femininas de diversos espectros políticos

| TOP MíDIA NEWS/THIAGO DE SOUZA


Mulheres foram destaques na eleição / Reprodução Instagram
publicidade

Cotações

Em seus 49 anos de criação, Mato Grosso do Sul viu suas mulheres mandarem muito bem nas eleições de outubro de 2026. Houve um feito inédito, em que o Estado será representado no Parlamento Federal por quatro delas entre as oito vagas disponíveis. 

A Câmara Federal contará – em fevereiro de 2027 -  com metade da bancada de MS feminina. Essa casa Legislativa representa diretamente a população de cada unidade da federação, sendo que Mato Grosso do Sul conta com 1.400.498 mulheres [IBGE], ou 50,8% da população. 

No histórico pleito, a deputada federal mais votada foi Camila Jara (PT), com 154.157 anotações positivas. A jovem se fez na militância de rua e movimentos sociais – inclusive o feminismo. Ela foi reeleita para mais quatro anos de mandato. 

  

Rose (dir.) foi eleita e Cassy ficou de suplente (Foto: Reprodução Instagram)

Na sequência feminina da votação vieram Rose Modesto (UB) com 124.409 votos. Detalhe, é outra que já ocupou a mesma vaga, mas na legislatura de 2019-2022. Em seguida, Mara Caseiro (PL), com 120.199 votos e por último Isa Marcondes (Republicanos), com 76.956 afirmações de eleitores. 

Outro destaque importante é a representatividade das eleitas, que representam os diversos matizes e espectros políticos; a saber: Camila é de esquerda; Mara Caseiro centrão; Isa Marcondes direita e Rose Modesto centro-direita. 

Assembleia

Na Casa de Leis Estadual, houve queda na representatividade feminina. Saiu de três mulheres para duas – a estreante Gianni Nogueira (PL) e a reeleita petista Gleice Jane. Mas o alento fica por conta que a então terceira representante do sexo feminino na Casa, Mara Caseiro, foi eleita federal. 

Câmara 

Na Casa do Povo Municipal, a coisa melhorou. Eram apenas duas mulheres: Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL). Com a eleição do vereador André Salineiro (PL) para deputado estadual, abre-se uma vaga para a primeira suplente do partido dele, Cassy Monteiro. 

A partir de 2027 a Câmara terá mais uma mulher. Vale destacar a força eleitoral da jovem, que é alinhada ao bolsonarismo e a Nikolas Ferreira (PL); ela já era suplente de vereador e agora virou suplente à deputada federal, com 44.865 votos. 

Monteiro desbancou nomes tradicionalíssimos da política de MS, como Geraldo Resende (UB) e Marquinhos Trad (PV). 



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."