Famílias fornecem DNA para identificar mortos em acidente na BR-163

Somente o motorista do Onix foi identificado; perícia busca reconhecer as outras três vítimas

| BRUNA MARQUES / CAMPO GRANDE NEWS


Veículo destruído pelo impacto e pelo incêndio após o grave acidente que deixou quatro mortos na BR-163 (Foto: Juliano Almeida)
publicidade

Cotações

Familiares das três vítimas que ainda não foram identificadas após o grave acidente na BR-163, em Bandeirantes, já começaram a fornecer material biológico de referência para exames de DNA. Até o momento, apenas uma das quatro pessoas que morreram na colisão foi identificada: Valderlânio Daniel Santos, de 49 anos, motorista do Chevrolet Onix apontado pela Polícia Civil como responsável por provocar o acidente.

Os exames necroscópicos das quatro vítimas foram realizados nesta segunda-feira (17), no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Campo Grande. Segundo a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, as condições em que os corpos foram encontrados dificultam o processo de identificação.

As equipes especializadas avaliam individualmente qual método poderá ser utilizado em cada caso. Entre os procedimentos estão exames necropapiloscópicos, por meio das impressões digitais, e análises de DNA.

A coleta de material biológico dos familiares já foi iniciada para permitir a comparação genética com as vítimas ainda sem identificação. A perícia informou que os trabalhos são tratados como prioridade para agilizar as análises, confirmar as identidades com segurança e possibilitar a liberação dos corpos às famílias.

O acidente aconteceu na tarde de domingo (16), no km 569 da BR-163, em Bandeirantes. Conforme a apuração preliminar da Polícia Civil, Valderlânio conduzia um Chevrolet Onix preto no sentido de São Gabriel do Oeste quando teria invadido a pista contrária e atingido uma carreta.

Após a primeira colisão, a carreta perdeu o controle, atravessou a rodovia e bateu em um caminhão-tanque, provocando uma forte explosão. Outros veículos que passavam pelo trecho também acabaram envolvidos na sequência de batidas.

Além de Valderlânio, três pessoas que estavam em um Toyota Etios morreram. Os corpos foram encaminhados ao Imol, em Campo Grande. Outras seis pessoas ficaram feridas.

A Polícia Civil investiga o motivo pelo qual o Onix teria avançado para a pista contrária, além da sequência das colisões e eventuais responsabilidades. A dinâmica preliminar é analisada a partir de imagens de uma câmera instalada em um dos caminhões envolvidos e de relatos de testemunhas.

Sobreviventes - Seis pessoas sobreviveram à sequência de colisões na BR-163. Cinco delas foram transferidas para hospitais de Campo Grande após receberem os primeiros atendimentos em unidades de saúde do interior.

Entre os feridos está um casal de idosos que ocupava um Volkswagen Gol branco. Vera Regina apresentava suspeita de lesão no tórax, enquanto o marido, que dirigia o veículo, também precisou passar por avaliação especializada. Os dois foram retirados do carro antes que o veículo pegasse fogo.

O caminhoneiro Márcio Dutra, motorista da carreta carregada com couro, sofreu fratura exposta na perna, próximo ao joelho, e foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande.

Maísa Silva Cabral, de aproximadamente 26 anos, foi socorrida inicialmente em São Gabriel do Oeste e posteriormente encaminhada à Santa Casa da Capital. Em estado grave, ela sofreu ferimentos no couro cabeludo e pneumotórax e precisou ser intubada.

Sônia Inácio do Nascimento sofreu trauma no abdômen e também foi transferida de São Gabriel do Oeste para a Santa Casa de Campo Grande. A sexta vítima sobrevivente foi encaminhada para atendimento em São Gabriel do Oeste, mas seu estado de saúde e o local onde permanece internada não haviam sido confirmados.

Retirada dos veículos - As duas carretas envolvidas no acidente devem ser retiradas nesta terça-feira (18) do km 569 da BR-163, em Bandeirantes. A Motiva Pantanal aguarda o fim da queima do diesel transportado por um dos veículos para iniciar a remoção, que também será acompanhada pelas seguradoras.

O combustível permanecia em combustão nesta segunda-feira (17), com pequenas chamas e fumaça no local onde uma das carretas caiu. Por orientação do Corpo de Bombeiros Militar, a retirada só poderá começar depois que todo o diesel for consumido. Segundo a concessionária, não há risco de nova explosão.

Os três carros de passeio envolvidos na sequência de colisões já foram retirados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). A limpeza da pista será realizada após a remoção das carretas.

A BR-163 está liberada nos dois sentidos, mas os motoristas devem reduzir a velocidade ao passar pelo trecho. Equipes da concessionária permanecem no local com sinalização para orientar o tráfego.



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."