Bélgica tem recurso negado pela Fifa, que mantém suspensão de cartão vermelho de Balogun

Atacante foi expulso contra a Bósnia, na segunda fase; Bélgica e Estados Unidos se enfrentam nesta segunda, pelas oitavas de final da Copa

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Raphael Claus expulsa Balogun em Estados Unidos x Bósnia — Foto: Phil Noble/Reuters
publicidade

Cotações

A Federação de Futebol da Bélgica (RBFA) anunciou que teve o recurso negado pela Fifa sobre a decisão do Comitê Disciplinar da entidade de suspender o cartão vermelho de Folarin Balogun. Assim, o atacante dos Estados Unidos está liberado para entrar em campo na partida das oitavas de final da Copa do Mundo desta segunda-feira, às 21h (de Brasília), em Seattle.

- A Real Associação Belga de Futebol (RBFA) recebeu a decisão do Comitê de Apelação da FIFA, assinada por seu membro, Sr. Salman Al-Ansari, que declara o caso da RBFA inadmissível e confirma a decisão anterior que permitiu a participação do jogador dos Estados Unidos, Folarin Balogun. Até o momento, a RBFA ainda não recebeu nenhuma justificativa para essa decisão, nem as informações que vem solicitando desde o início do processo, ou seja, uma cópia da decisão e da justificativa que declara o jogador elegível, bem como o relatório do árbitro. Isso constitui uma violação dos regulamentos da FIFA - afirmou a nota da RBFA.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo + Infantino admite telefonema de Trump, mas nega interferência em Comitê Disciplinar da Fifa + Trump confirma pedido à Fifa por Balogun e critica árbitro brasileiro: "Muito suspeito" + Entenda a brecha no regulamento que permitiu à Fifa anular suspensão de Balogun + Pivô de polêmica, Balogun escolheu EUA, mas poderia jogar por outras duas seleções; entenda + Árbitro que expulsou atacante dos EUA liberado pela FIFA para jogar após ser expulso é brasileiro

A Bélgica ganhou o direito de recorrer da decisão da Fifa menos de 24 horas antes do confronto com os Estados Unidos e depois de uma reclamação formal. No entanto, a RBFA os procedimentos criados pela Fifa para o recurso garantiam que o apelo seria inadmissível, o que se concretizou na tarde desta terça.

As federações de futebol da Bélgica e dos Estados Unidos tinham até as 9h (de Brasília) desta segunda-feira para apresentar suas considerações sobre o caso. No entanto, os belgas não receberam o relatório sobre a decisão e a justificativa da Fifa para suspender o cartão vermelho que Balogun tomou durante o jogo contra a Bósnia-Herzegovina, o que tiraria automaticamente o jogador da partida das oitavas de final. O relato da arbitragem sobre a expulsão do atacante também não foi apresentado. Assim, o dossiê belga teve de se basear em informações incompletas.

Caso Balogun seja escalado pela seleção americana nesta segunda, a RBFA deixou aberta a possibilidade de recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima da justiça desportiva.

- A RBFA informou à Federação de Futebol dos Estados Unidos que contesta a elegibilidade do jogador, caso ele conste na lista de convocados do árbitro. Isso deixa todas as medidas cabíveis em aberto.

+ Primeiro-ministro da Bélgica usa pet para ironizar suspensão de cartão vermelho de Balogun + Técnico da Bélgica se irrita com caso Balogun e ironiza a Fifa: "É 1º de abril?" + Técnico dos EUA defende anulação de suspensão de Balogun: "Fomos punidos o suficiente" + "Escândalo" e "Polêmica": imprensa destaca decisão da Fifa sobre cartão vermelho de Balogun + Rooney detona Fifa por caso Balogun: "Infantino deveria se envergonhar" + Uefa critica Fifa por caso Balogun e diz que entidade "cruzou uma linha vermelha" + Klopp detona Infantino e Trump por caso Balogun: "Não conhecem nada de futebol"

O cartão vermelho geraria uma sanção automática de um jogo de suspensão, segundo o Artigo 10.5 das regras da Fifa para a competição. No entanto, Folarin poderá enfrentar a equipe comandada pelo técnico Rudi Garcia na próxima fase, pois teve a punição revogada.

O artigo 27 do Código Disciplinar da Fifa prevê que o "órgão judicial pode suspender total ou parcialmente a aplicação de uma medida disciplinar".

— Por força do Artigo 27 do FDC, a implementação da suspensão automática de jogos para Folarin Balogun é suspensa por um período probatório de um (1) ano — diz parte do comunicado no site da entidade.

Íntegra da nota oficial da Bélgica

A Real Associação Belga de Futebol (RBFA) recebeu a decisão do Comitê de Apelação da FIFA, assinada por seu membro, Sr. Salman Al-Ansari, que declara o caso da RBFA inadmissível e confirma a decisão anterior que permitiu a participação do jogador dos Estados Unidos, Folarin Balogun.

Até o momento, a RBFA ainda não recebeu nenhuma justificativa para essa decisão, nem as informações que vem solicitando desde o início do processo, ou seja, uma cópia da decisão e da justificativa que declara o jogador elegível, bem como o relatório do árbitro. Isso constitui uma violação dos regulamentos da FIFA.

A RBFA informou à Federação de Futebol dos Estados Unidos que contesta a elegibilidade do jogador, caso ele conste na lista de convocados do árbitro.

Isso deixa todas as medidas cabíveis em aberto.



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."