Novo SUV VW Taos é bom de guiar, muito tecnológico e sobra no espaço

Feito na Argentina, Volkswagen Taos usa o motor 1.4 turbo flexível de 150 cv, tem vasta tecnologia e uma direção direta e afiada

| JORNAL O CARRO


SUV médio Volkswagen Taos é a aposta da marca alemã para concorrer com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross / Crédito: Vagner Aquino/Estadão
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Depois de Tiguan Allspace, T-Cross e Nivus, a Volkswagen conseguiu encaixar mais um SUV em sua gama e, finalmente, lança o Taos com preços entre R$ 154.990 e R$ 191.060 na série especial de lançamento Launch Edition. Entretanto, ao contrário das últimas apresentações, desta vez, o Jornal do Carro foi conferir como o novo utilitário se sai, na prática.

O SUV — que acabou com todas as unidades reservadas à pré-vendas em apenas 7 minutos — chega com preço acima dos rivais Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Mas suas grandes apostas estão em quesitos como tecnologia, espaço e, também, motorização.

Embora não ofereça opção a diesel, como o Compass, nem sistema híbrido, como o Corolla Cross, a Volkswagen aposta na receita turbo flex para este argentino — que chega no Brasil sem pagar imposto de importação.

Mesmo com menos potência que o Compass, o 250 TSI do Taos gera bons 150 cv do motor 1.4 turbo flexível. O torque também é um pouco menor do que no Compass (25,5 mkgf contra 27,5 mgkf do 1.3 GSE turbo flexível da Stellantis), mas está longe de fazer feio e já está disponível a partir de breves 1.500 giros. Resultado: força total em boa parte do tempo.

Com a ajuda do câmbio automático de seis marchas (que tem aletas atrás do volante para as trocas numa condução mais esportiva), o Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. Atinge, assim, a velocidade máxima de 194 km/h. Tem bastante vigor, arrancadas e retomadas espertas, e boa dose de fôlego. Pesa 1.420 kg e é mais leve que o rival da Jeep, mas não espere um comportamento muito diferente dos demais SUVs da Volkswagen. A direção (elétrica) do SUV com tração dianteira se mostrou extremamente direta.

O som do motor não invade a cabine do Taos quando se pisa forte no pedal da direita. Durante as primeiras impressões com o Taos – na pista de testes da Goodyear, no interior de São Paulo — foi possível notar que, mesmo em altas rotações o motor não grita. Em curvas, não deu trabalho. E mesmo com o solo molhado, nada de escapar. Mérito, inclusive, do controle de estabilidade e da suspensão independente nas quatro rodas — tipo McPherson na dianteira e Multilink atrás.

Por meio do VW Play (sistema de infotainment da marca, que tem tela de 10,1″, memória interna própria de 10 GB, mas não tem wi-fi nativo) é possível selecionar até quatro perfis de condução. São elas: Eco, Normal, Sport e Individual. O objetivo é garantir diferenças nas respostas da direção, consumo e até luz ambiente. São 10 cores, no total.

Mas a tecnologia não para por aí. Um radar frontal é capaz de, por exemplo, conferir inteligência nos faróis (iluminados por LEDs) com sistema IQ Light e, também, operar avançados recursos de segurança. Nesse sentido, destaque para o controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com o sistema Stop & Go. Ou seja, o veículo acelera e freia sozinho, conforme o carro à frente – cuja distância é controlável ao simples toque de um botão no volante.

Tem, ainda, frenagem autônoma de emergência que detecta pedestres e sistema de frenagem pós-colisão. Este último serve para brecar o Taos após um primeiro impacto. Isso reduz, significativamente, as consequências de acidentes multicolisão. A atuação é feita em conjunto com o supracitado controle eletrônico de estabilidade (ESC). Na lista, ainda têm os detectores de tráfego traseiro e de fadiga, controle de tração, assistente de partida em rampas e sistema de bloqueio eletrônico do diferencial.

Se por fora, o que mais chama atenção no Taos é a nova barra iluminada por LEDs que atravessa a grade dianteira, por dentro, tem bastante a ofertar. A começar pelo volante, que vem do Golf 8 europeu (e do Nivus) e, ao centro, tem o novo logotipo da VW, em 2D. Pouco adiante, quem figura é o painel digital Active Info Display, com tela de 10,25″.

Apesar de conter partes em plástico duro (sim, aqueles usados no Gol, por exemplo), o Taos tem partes em couro, encaixes bem feitos, aquecedor dos assentos da frente e um excelente espaço interno. Afinal, são 2,68 metros de entre-eixos. Por falar em medidas, o porta-malas é bem generoso e oferece 498 litros de capacidade. Cabe salientar que ambas as medidas são maiores que o rival direto Jeep Compass, que tem 2,63 m e 410 litros. Promete incomodar…

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