VW ou SUVW?

Montadora alemã investe pesado em utilitários para tentar reconquistar liderança no mercado

| ICARROS


publicidade

Com uma série de lançamentos seguidos, a Volkswagen está mudando radicalmente seu cardápio de produtos no Brasil.

Leia mais: + Elétrico BMW i3 atinge marca de 200 mil carros produzidos + Fiat lança Mobi 2021 com duas versões aventureiras + Volkswagen revela o novo Golf GTI Clubsport de 300 cv

O motivo é simples: líder aqui por mais de 30 anos, a marca foi ultrapassada, tanto em números totais, quanto em modelos mais vendidos – o Gol, seu produto que mais saiu das lojas em 2019, foi apenas o quinto na preferência nacional (dados da Fenabrave). 

Vale informar que os seis modelos mais vendidos no ano passado são hatches (dois volumes) compactos, na ordem: Chevrolet Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, Renault Kwid, VW Gol e Fiat Argo. E, entre eles, o carro da Volks é o que tem o projeto mais antigo. 

Mas, em vez de investir em uma esperada nova geração de seu pequeno campeão, a montadora germânica tem acelerado em outra direção, a dos veículos esportivos utilitários, os SUVs, atuais sonhos de consumo da classe média brasileira. 

Com um atraso em relação a todas as marcas com as quais concorre em nosso país e que já estão presentes nesse segmento, num espaço de menos de dois anos, a VW lançou o T-Cross (2019) e o Nivus (2020) e apresentou o Taos (2021), três “altinhos”. 

O trio se juntou ao importado já residente Tiguan – que, com a chegada do Taos no ano que vem, deve continuar a ser vendido aqui apenas em sua versão mais “parruda”, a R-Line com motor 2.0 de 220cv de potência (contra os 150cv do 1.4 do irmão mais novo). 

O time dos “SUVW” no Brasil, no entanto, ainda deve crescer um pouco mais – e nos dois extremos da tabela.

Na base, é dada como certa a chegada de um Polo “aventureiro”, com uma receita semelhante à que a Honda usou para criar seu WRV a partir do monovolume Fit: suspensão mais alta, novos grade, capô e lanternas e um banho de loja estilo “férias na fazenda”. 

No topo da linha, onde já reinou o portentoso Touareg com seu motor V8, deve entrar uma versão importada do Atlas Cross Sport, sucesso da marca nos EUA, fabricado lá e, também, na China – outro mercado em que os SUVs têm agradado bastante. 

Seria esse o fim dos outros tipos de modelos VW no Brasil? Provavelmente não. Se por um lado, o Gol – e seus “filhos”, Voyage e Saveiro – e o Fox (com 17 anos de estrada!) são veteranos e devem ser aposentados, por outro lado, o Polo e seu sedã, Virtus, são recentes, com plataforma moderna, e devem ficar.

Outros modelos, como o Up! e o sedã Jetta, porém, não devem ter vida muito longa.   

Modelos de passeio oferecidos pela Volkswagen no mercado alemão:  Hatches: up! (incluindo as versões esportiva GTI e elétrica, e-up!), Polo, Golf e ID.3 (elétrico) Peruas: Golf Variant, Passat Variant e Arteon Shooting Brake Minivans: Golf Sportsvan, Touran e Sharan Sedãs: Passat e Arteon SUVs: T-Cross, Id.4 (elétrico), T-Roc (com versão cabriolet), Tiguan e Touareg. 

Para encerrar, de acordo com os dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, em setembro último, o T-Cross e o Nivus foram o 12º e 19º modelos mais vendidos no país – atrás de concorrentes como Chevrolet Tracker, Jeep Compass e Jeep Renegade.

A vida da VW não será fácil entre os SUVs, mas a estratégia está começando a render frutos: nesta segunda-feira (19), a empresa comemorou a marca de 100 mil T-Cross produzidos no Brasil. O modelo é o atual líder no segmento. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE