Começa segunda-feira prazo para pedir isenção da taxa do Enem; veja passo a passo

Também será possível justificar ausência na última edição

| MIDIAMAX


ENEM 2021: passo a passo para solicitar isenção da taxa de inscrição - Imagem/Reprodução: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo
publicidade

Começa nessa segunda-feira (17) o prazo para o candidato solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). No mesmo dia, também começa a correr o tempo para quem precisa justificar ausência na edição anterior do exame.

Os dois procedimentos devem ser realizados na Página do Participanteaté o dia 28 de maio, informou o Ministério da Educação. O candidato que deseja justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 deve informar o número do CPF, data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos.

“Para a isenção da taxa, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos: estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido', informa o MEC.

Já entre os documentos exigidos, estão: Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Desde o ano passado, todos os participantes precisam se cadastrar no Portal do Governo Federal. Para realizar o cadastro acesse o portal e informe CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha.

Após ter feito o cadastro, o vestibulando deve acessar a Página do Participante e seguir esses passos:



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE