Milho: seca no Sul do país já compromete safra de verão; momento é de alerta

No Rio Grande do Sul, 66% das lavouras do cereal já foram plantadas. Já há relatos de mais de 40 dias sem o registro de chuvas

| CANAL RURAL/POR CANAL RURAL


publicidade

No Rio Grande do Sul, 66% das lavouras de milho verão já foram plantadas, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado. No município de Independência, o produtor de milho Henrique Marasca, afirma que a falta de chuva está prejudicando a lavoura. “Nos últimos 40 dias choveu apenas 15 milímetros e isso prejudicou em muito as lavouras”.

O cenário é o mesmo no município de São Luiz Gonzaga, onde o produtor Marcondes Picoli já estima 30% de perda na produção do milho verão. No Paraná, o relatório divulgado pela Secretaria da Agricultura do Estado aponta que 86% da área total do milho verão já foi plantada.

Até então, as lavouras em boas ou excelentes condições estão em 83%. Em condições regulares, 15%. E as em condições ruins, 2%.

De acordo com o pesquisador do Cepea, se a seca continuar, o cenário a partir de agora vai merecer ainda mais atenção. “Já houve um atraso na semeadura e agora isso atrapalha ainda mais as condições no campo. Temos uma perspectiva de um estoque relativamente baixo, previsto para janeiro de 2021 e ao mesmo tempo estoques também baixos para uma próxima temporada. E claro, isso tudo deve refletir nos preços do mercado”, afirma o especialista.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE