Justiça determina realização de concursos públicos em Dourados

| A CRíTICA/DA REDAçãO


Centro de Dourados - (Foto: Divulgação)
publicidade

A 6ª Vara Cível de Dourados determinou que a Câmara de Vereadores realize à alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) do Poder Legislativo do Município de Dourados, no prazo de 60 dias, a fim de equilibrar a proporção entre cargos efetivos e comissionados. Ficou estabelecido pela Justiça o prazo de 120 dias para a realização de concurso público para provimento de cargos novos e já existentes, em que haja vacância de vaga pura, visando sanar a desproporcionalidade entre cargos comissionados e efetivos daquela Casa de Leis.

A ação proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, constatou-se que mais de 80% dos cargos do Poder Legislativo de Dourados são de provimento em comissão, o que atenta contra a ordem constitucional insculpida no art. 37, que exige a realização de concurso público para a investidura em cargo ou emprego público.

A ordem judicial também prevê a extinção dos cargos comissionados sobressalentes e a correção das nomenclaturas dos cargos, atribuindo rótulos que remetam à chefia, direção ou assessoramento apenas àqueles que, por sua natureza, o sejam. Conforme a decisão, as exonerações dos servidores comissionados cujas atribuições não se enquadrem nesses critérios devem ocorrer em 30 dias.



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE