Como aprender a cuidar das suas finanças

O primeiro passo e mais importante é estudar a fundo o tema, buscar o máximo de aprendizado sobre finanças.

| REGIãO NEWS/AMANDA GONZAGA


publicidade

Aprender a cuidar das finanças é essencial para ter controle sobre seus gastos e gerenciar melhor o seu dinheiro. É por meio de um bom planejamento e gerenciamento dos gastos que você consegue usufruir melhor do seu orçamento mensal sem prejudicar nenhuma área de sua vida.

Até alguns anos atrás, esse assunto era pouco abordado e subestimado pela maioria das pessoas, ficando na pauta apenas de quem trabalha na área das finanças. 

Porém, hoje em dia é cada vez mais importante estar por dentro das finanças pessoais e entender sobre educação financeira, seja quem trabalha na área ou não, é imprescindível que se aprenda sobre o assunto.

De acordo com as diretrizes da  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , desde 2020 a educação financeira já é obrigatória nas escolas brasileiras. Já imaginou quanto dinheiro teria administrado melhor se tivesse tido acesso a essa matéria nas escolas?

Apesar disso, ainda há tempo de se preparar e aprender mais sobre o assunto para evitar situações desagradáveis no orçamento futuro. Aqui você terá acesso a algumas informações que irão te ajudar a cuidar das suas finanças da melhor forma e dicas de como ter mais controle financeiro.

Entenda tudo sobre as finanças

O primeiro passo e mais importante é estudar a fundo o tema, buscar o máximo de aprendizado sobre finanças e tudo que envolve não só as finanças pessoais como também economia e administração.

Todo conhecimento é bem-vindo quando se trata de educação financeira, pois ela está presente a todo o momento do seu dia. Desde a hora que você acorda e compra um café da manhã, até no final do dia quando você escolhe pagar por um estacionamento ao invés de pegar um  Uber , por exemplo.

Todas essas escolhas simples do dia a dia influenciam no seu bolso e devem ser feitas de forma consciente, pensadas e planejadas de acordo com o seu entendimento financeiro e o controle das suas finanças.

Além de entender sobre o assunto, é importante estudar e analisar sobre as suas finanças pessoais. Compreender qual a dinâmica da sua carteira, qual o seu salário líquido, conhecer a fundo todas as fontes da sua renda mensal e principalmente qual parte desse valor será descontado.

Importância do controle das finanças

Quantas vezes você já ficou no sufoco com dívidas ou gastou mais do que devia no cartão de crédito? Isso acontece todos os dias com milhares de brasileiros que não possuem controle financeiro.

Aprender a controlar as finanças vai muito além de organização e responsabilidade, mas é também uma forma de passar por situações e imprevistos com mais tranquilidade, ter mais qualidade de vida e viver despreocupado. 

Quantas noites de sono já foram perdidas por conta de preocupações financeiras? Pensar na importância do controle das finanças também é pensar a longo prazo, em um futuro com maiores possibilidades de sucesso financeiro e maiores chances de realizar seus sonhos. 

Além disso, ter um controle financeiro te proporciona maior autonomia sobre o seu dinheiro e autoconhecimento sobre seus hábitos de consumo. 

Dessa forma, aprender a cuidar das finanças é crucial para conseguir alcançar os seus objetivos, não fazer dívidas e saber lidar melhor com situações de crises.

Organize suas dívidas

Para ter um bom controle financeiro é preciso antes de tudo contabilizar e organizar todas as dívidas. Afinal, não dá para pensar em uma tranquilidade financeira sem antes quitar todas as dívidas ou negociá-las.

A ideia de renegociar as dívidas é uma forma de tentar paralisar a aplicação dos juros. O ideal é entender o cenário em que cada dívida está inserida e optar por uma forma acessível de negociação.

Saiba o valor real de sua dívida e seja cuidadoso para não efetuar novas dívidas. Contas que estão atrasadas te impossibilita de projetar novas metas financeiras e de poupar uma reserva emergencial, pois agregam despesas e juros mensais. 

Tenha sempre como principal foco quitar as dívidas para assim, conseguir ter um melhor controle financeiro.

Faça um planejamento mensal

Fazer um planejamento financeiro é um dos itens mais importantes para conseguir economizar no fim do mês. Afinal, quando não temos metas e um objetivo bem definido é muito mais difícil poupar algum dinheiro na conta.

O primeiro passo para se planejar é estipular um valor mínimo para guardar durante o mês. Uma dica é fazer isso imediatamente ao receber o salário mensal.

Você pode guardar uma quantia em outra conta diferente da que você utiliza nos gastos da rotina, pois assim fica mais difícil sair do planejamento. Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento financeiro pessoal é muito simples e fácil. 

Além disso, ter um plano financeiro bem elaborado te possibilita alcançar seus objetivos mais rápido e chegar mais perto do sucesso financeiro.

Organize todos os seus gastos e registre todos eles, desde compras no e-commerce, alguma loja virtual, alimentação, transporte e até mesmo aquela gorjeta extra que você gastou no restaurante. No final, cada centavo fará diferença para um planejamento adequado.

Com isso, procure estabelecer prazos para alcançar suas metas. Assim, além de conseguir manter o planejamento sempre em dia, você consegue ter mais controle sobre as finanças e sobre o seu futuro.

Utilize os recursos tecnológicos

Com os inúmeros aplicativos de controle financeiro e gerenciamento de contas disponíveis hoje em dia, fica muito mais fácil cuidar das finanças pessoais. 

Seja para calcular seus gastos mensais, gerenciar pagamentos ou até mesmo fazer orçamentos, os aplicativos são uma ótima opção para facilitar a sua vida. Utilizar a tecnologia a seu favor é ter uma aliada nas suas finanças pessoais. 

Além disso, uma das grandes vantagens dos recursos tecnológicos são as versões mobile que permitem com que você tenha todos os apps e suas funcionalidades direto do seu celular.

Já deixou para registrar algum gasto e despesa quando chegasse em casa e acabou esquecendo? Saiba que isso é muito comum no dia a dia da maioria dos brasileiros com a correria do trabalho.

Ter aplicativos de gestão financeira pessoal no celular é uma forma de evitar que isso aconteça e garantir o seu histórico de gastos sempre atualizado.

Guiabolso: No Guiabolso você conecta a sua conta bancária e o app sincroniza toda a movimentação da conta, mostrando o histórico de gastos e todas as informações envolvidas.

Além disso, é possível criar categorias para cada compra e ter informações detalhadas sobre todas elas, ou seja, se você comprou mais em alguma loja virtual ou gastou além da conta com restaurantes, o app te mostrará.

Com esse aplicativo você consegue ter uma visão mais completa de quais áreas estão comprometendo o seu orçamento e assim estabelecer novas metas e objetivos mais certos no planejamento do próximo mês. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Organizze: Outra opção para organizar os gastos é o app  Organizze . Ele te ajuda a ter as contas em dia com acesso a gráficos informativos baseados na sua renda e nas transições mensais da sua conta. 

O app é gratuito, mas possui uma versão Premium, onde é possível até mesmo receber alertas sobre vencimentos e muito mais. Ele também está disponível para Android e iOS.

Reduza o uso do cartão de crédito

Assim como as metas para economizar durante o mês são importantes, é necessário também traçar limites de gastos mensais, principalmente no cartão de crédito. Por ser uma forma prática e fácil de realizar compras, o cartão de crédito pode ser um grande vilão no seu planejamento mensal.

Sabendo disso, é preciso ter cautela e muita responsabilidade para não extrapolar nas compras e nas infinitas parcelas, pois isso poderá prejudicar todo o seu orçamento e impedir que você atinja seus objetivos financeiros.

Faça uma reserva emergencial

Ter um fundo emergencial é a escolha mais importante para as suas finanças pessoais. Além de ser essencial no futuro, ter um uma reserva de emergência te garante mais segurança para lidar com situações de crise ou imprevistos financeiros.

Por meio de um bom planejamento, você consegue poupar uma quantia durante o mês e criar sua reserva de emergência. Uma dica para aumentar ainda mais a reserva emergencial é buscar alternativas para obter uma renda extra.

Hoje em dia com o alcance da internet e as inovações tecnológicas, há grandes oportunidades no e-commerce, seja com a  criação de uma loja virtual , mercado de infoprodutos e até mesmo na produção de conteúdo digital.

Com as mídias sociais e a alta demanda no comércio online, ter uma loja virtual hoje é uma ótima opção para garantir uma renda extra sem grandes investimentos. 

Além disso, os serviços de web host e registro de domínio são cada vez mais acessíveis, o que faz com que os gastos para empreender em uma loja virtual sejam mínimos.

Caso você ainda não possua uma renda suficiente para iniciar uma loja virtual, procure por outras formas gratuitas de alcançar a sua renda extra. 

O  Instagram é uma rede social gratuita que possui inúmeras ferramentas para vendas e perfis profissionais, além de ter grande potencial para monetização de outras formas.

Conclusão

Aprender a cuidar das finanças pessoais é um caminho longo e uma tarefa diária. É aos poucos que a educação financeira começa a fazer parte da rotina e dos hábitos de consumo.

Estar aberto a aprender e a buscar sempre novas informações é muito importante para manter a gestão financeira pessoal em dia. Os canais digitais estão recheados de conteúdos sobre o tema e pode ser uma ótima opção de aprendizado para quem está iniciando esse processo. 

Cuidar das finanças é essencial para ter uma vida mais próspera e viver com mais tranquilidade, sem dívidas e preocupações.



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE