Itaporã: moradores do distrito de Carumbé reclamam de maus tratos aos animais e abandono

Muitos animais são abandonados próximo ao distrito.

| REDACAO ITAPORA NEWS


Muitos animais são abandonados próximo ao distrito. Foto ilustrativa
publicidade

Moradores do distrito de Carumbé entraram em contato com a redação do site Itaporã News, para expôr a situação precária dos cachorros que são soltos nas ruas, e também daqueles que as pessoas pegam e não cuidam.

Segundo informações, os animais ficam largados e aparentemente desnutridos, muitos invadem casas e sítios dos moradores e acabam matando galinhas para comer.

Um morador comentou: "Infelizmente a situação aqui no distrito é triste, pois além dos animais passarem fome e estarem largados, ainda acabam matando bichos que são fontes de alimentos das famílias locais. Muitos moradores têm medo, pois alguns animais tem dono e são usados para caça, como ficam dias com fome quando escapam saem atrás do que comer. Para não haver confusão entre vizinhos, os populares acabam ficando quietos".

Diante da situação, a reportagem entrou em contato com o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Itaporã, Paulo Sergio F. Vieira, o qual disse que as pessoas que estiverem sendo prejudicadas pelo ato desumano podem manter contato com a Vigilância Sanitária, pelo telefone 3451-4406, onde serão orientados. Paulo acrescentou que havendo necessidade medidas cabíveis serão tomadas.

Vale ressaltar que abandono de animal é crime: 

Protegidos no artigo 225 da Constituição Federal e em outros dispositivos legais infraconstitucionais, os animais são seres vivos dotados de proteção jurídica e por isso, objeto juridicamente tutelado de alguns crimes. 

O Código Penal no seu artigo 164 tipifica a conduta do abandono em terreno alheio causando prejuízo ao proprietário. Contudo, mais voltado ao bem estar do animal, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9.605/1998), penaliza com detenção de três meses a um ano quem pratica maus tratos de animais. 



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE