Agronegócios
Itaporã e região sul lideram colheita do milho em MS, apesar de perdas causadas pelo clima
O sul avança rapidamente, enquanto o norte destaca a qualidade das lavouras
| ITAPORANEWS.COM/ASSESSORIA
A colheita do milho segunda safra em Mato Grosso do Sul apresenta avanços distintos entre as regiões. O sul lidera com 46,2% da área colhida, enquanto o norte registra 29,9%, mas se destaca pela alta qualidade das lavouras, com 89% em boas condições. O estado já colheu 42,7% da área estimada, com cerca de 897 mil hectares de milho colhidos até 1º de agosto.
As regiões sul, centro e norte apresentam ritmos diferentes. O sul, com municípios como Dourados e Itaporã, é a mais adiantada na colheita, enquanto o norte, que abrange cidades como Sonora e São Gabriel do Oeste, tem o menor avanço, mas com lavouras de alta qualidade. A região norte apresenta 100% das lavouras de Corguinho em boas condições, e uma baixa incidência de pragas.
Apesar da boa qualidade das lavouras no norte, o sul tem enfrentado desafios com impactos climáticos. Ventanias no final de julho afetaram a colheita em algumas regiões, principalmente no centro e sul do estado, causando tombamento de 8 mil hectares de lavouras, com perdas de 20 a 40% da produção. Além disso, as chuvas no final do ciclo dificultam a secagem dos grãos, aumentando os custos de colheita.
Com a estimativa de produção de 10,199 milhões de toneladas, o aumento da produção é de 20,6% em relação ao ciclo anterior. A segunda safra ocupa atualmente 46% da área destinada à soja no estado, uma redução significativa em relação aos 75% do ciclo passado.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã!
Siga o Itaporã News no Youtube!
Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!
WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"
WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!
"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."
















