Após onda de calor de 44°C, sul-mato-grossense enfrenta temperaturas de 35°C esta semana

Dez dias depois, queda de quase 10°C e chuva amenizaram temperaturas em MS

| MIDIAMAX


(Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)
publicidade

Após a onda de calor vivida há pouco mais de uma semana, o sul-mato-grossense já enfrenta temperaturas mais amenas, com uma diferença de quase 10°C a menos em todo o Estado. E a previsão é de que as temperaturas permaneçam assim, pelo menos até o fim do mês de outubro, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

A chuva – prevista com bons acumulados na segunda quinzena de outubro -, trouxe alívio para o ambiente e também para o corpo, que pode respirar melhor, com aumento da umidade relativa do ar. Para se ter uma ideia, algumas cidades de Mato Grosso do Sul chegaram a registrar 8% de umidade, e estava em estado de alerta à saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Com a chegada da chuva, a umidade aumentou, ficando entre 50% a 85%.

Por outro lado, as temperaturas diminuíram, colocando fim a uma onda histórica de calor, que bateu recordes de mais de 100 anos. A cidade de Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande registrou 44,6°C no dia 5 de outubro e entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil.

A onda histórica que marcou os primeiros dias do mês de outubro, teve fim há pouco mais de uma semana. Mini temporais, queda de granizo e raios, previstos na chuva da primaveral, fizeram o clima mudar e ficar mais ameno. E as condições até o fim do mês são as mesmas, de tempo instável e retorno das chuvas em Mato Grosso do Sul.

Prognóstico do Cemtec até o dia 23 de outubro indica chuva com acumulados de até 50 milímetros. Após essa data e até o final do mês são esperadas chuvas generalizadas com acumulados maiores que podem variar entre 50 a 100 milímetros.

O cenário previsto requer atenção redobrada da população com a possibilidade de eventos adversos e característicos das primeiras chuvas da primavera com chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo.

Justiça Eleitoral defere duas candidaturas à prefeitura de Pedro Gomes

Ortopedista de Campo Grande segue em UTI após cair do telhado de casa

Fechou o tempo: 46 cidades de MS estão sob alerta de tempestade e até granizo



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE