Atenção! CPF é o dado mais seguro para se cadastrar no Pix

Golpistas já atuam para cometer fraudes e furtos

| TOP MíDIA NEWS/THIAGO DE SOUZA


Crédito: Reprodução Banco Central
publicidade

Especialista de segurança de uma empresa mundial de proteção de dados, destaca que o CPF é o dado mais seguro para usar no cadastramento da chave Pix. 

Conforme Fábio Assolini, o cadastramento também aceita o número do telefone ou o e-mail. 

'O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa. E-mails e celular você pode perder o controle no caso de um ataque cibernético', disse em entrevista à CNN Brasil neste sábado (17).

Assolini destacou que as chaves serão usadas para recebimento de dinheiro, mas os golpistas atualmente tentam roubar dados pessoais e bancários para cometer fraudes, quando o sistema já estiver em funcionamento, no dia 16 de novembro. 

'As chaves problemáticas são o e-mail e número de telefone porque sabemos que existem golpes aos quais os fraudadores conseguem desativar o número do celular e ativá-lo em outro chip e isso é preocupante', ressaltou.

Para evitar fraudes, Assolini recomendou o cadastramento de chaves Pix mesmo que não haja interesse imediato em usar o serviço.

'Do ponto de vista de segurança, estamos orientando para fazer o cadastro das chaves. Primeiro, para descobrir se alguma instituição financeira fez o cadastro sem sua aprovação e, segundo, para impedir que fraudadores possam cadastrar a chave sem seu conhecimento'.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE