MS inicia vacinação contra gripe na segunda-feira e meta é imunizar 900 mil pessoas

Estado já recebeu primeira remessa com 124 mil doses

| MIDIAMAX


Em Campo Grande, a vacinação começa só na terça-feira. - Marcelo Camargo/Agência Brasil
publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (12) com a meta de imunizar 900 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. A campanha segue até o dia 9 de julho e será dividida em três fases. MS já recebeu o primeiro lote com 124 mil doses e deve obter o total de 1 milhão de doses até o final da campanha. 

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, explica que o público-alvo da campanha é de 1 milhão de pessoas, sendo que a meta é conseguir vacinar 90% do público prioritário. “As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do coronavírus', explicou Resende.

A vacinação contra a gripe permite a prevenção ao surgimento de complicações decorrentes da doença, como óbitos e a sobrecarga no sistema de saúde. Além disso, os sintomas da gripe costumam ser confundidos com o coronavírus. 

Em Mato Grosso do Sul, a campanha será dividida em três fases. A primeira fase vai até 10 de maio, onde serão vacinados crianças, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde. A segunda fase será de 11 de maio a 8 de junho, quando serão vacinados pessoas com mais de 60 anos e professores. 

A terceira etapa da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde vai enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas até o final da campanha.  A Secretaria de Estado de Saúde recebeu o primeiro lote de 124 mil doses de vacina e distribuiu aos municípios na quinta-feira (8). 

Campo Grande já recebeu o total de 32.750 doses da vacina contra a gripe, a campanha de imunização começa somente na terça-feira (13). A superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, explica que a expectativa é que as unidades que estarão vacinando Covid-19 não recebam doses de Influenza.

“Alguns pontos de vacinação permanecerão vacinando exclusivamente Covid e outros serão destinados para a aplicação de doses da Influenza. Os pontos maiores, como Drives e o Guanandizão terão portas exclusivas para cada uma das vacinas', explica. 

Em Campo Grande, nesta primeira etapa serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

Como as duas campanhas acontecem ao mesmo tempo, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja priorizada a vacina COVID- 19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.



Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE