Meteorologia mostra onde é seguro plantar soja

Especialistas indicam que não é recomendável plantar no pó, já que há risco da necessidade de replantio

| CANAL RURAL/POR PRYSCILLA PAIVA, DE SãO PAULO


publicidade

A irregularidade das pancadas de chuva no Brasil deixa uma atmosfera de apreensão para os produtores de soja. Em algumas áreas já choveu, em outras não e muitos arriscam plantar no pó. Segundo os meteorologistas, isto não é recomendado visto que já existem áreas de replantio em Mato Grosso.

“É seguro plantar onde choveu intensamente nos últimos dias”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Segundo ele, é preciso ter cuidado com as previsões que indicam chuva a partir do dia 23 porque não há garantia de abrangência. A chuva forte tem acontecido, mas com distribuição muito irregular, existem áreas onde ainda não choveu nada. E a distribuição da chuva continuará desta forma na segunda quinzena de outubro. “As previsões mais otimistas não estão se confirmando, por isso é melhor esperar a chuva acontecer”, diz Celso. 

 

As previsões para os próximos dias ainda indicam chuva forte sobre o Brasil, mas sem garantia de abrangência. “As previsões enxergam chuva nos próximos dias entre São Paulo e Goiás, mas ainda mal distribuídas e a tendência é dos volumes ganharem intensidade e abrangência apenas nos últimos 5 dias de outubro”, diz Celso. Quem planta no pó corre o risco de ter 15 dias sem chuva significativa e fazer com que a germinação aconteça de forma irregular de um talhão para o outro. 

Do dia 21 ao 25, a maior ocorrência de chuva deve acontecer no Rio Grande do Sul e norte de Minas Gerais. Entre 26 e 30 de outubro, a chuva começa a espalhar pelo Brasil. Ainda assim é recomendado cautela e é preciso monitorar a previsão do tempo.

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Siga o Itapora news no Facebook

Entre em contato com o Itaporã News.

Para falar com a equipe do Itaporã News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9  9641 8820.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE