Reitora da UFMS é empossada pelo ministro da educação

Camila Brandão discursou no evento representandos os reitores das universidades federais

| MIDIAMAX/OSVALDO SATO


(Foto: Luis Fortes, MEC)
publicidade

Cotações

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta quinta-feira (12), em Brasília, a cerimônia de posse de 15 reitores de universidades e institutos federais, reforçando o compromisso com a autonomia das instituições e o respeito ao processo democrático de escolha de seus dirigentes.

Durante o evento, que aconteceu no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE) e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube, destacou-se a relevância do ensino público, gratuito e inclusivo para o desenvolvimento social e econômico do país.

Representando os novos reitores das universidades federais, Camila Brandão, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), defendeu a necessidade de as instituições públicas de ensino superior serem cada vez mais inovadoras, sustentáveis e comprometidas com a humanização. Ela ressaltou a importância do trabalho coletivo para ampliar o acesso à educação e promover uma formação cidadã e responsável, alinhada aos desafios contemporâneos.

Além disso, outras lideranças acadêmicas e políticas presentes na cerimônia destacaram o papel central das instituições federais na redução das desigualdades sociais e econômicas, enfatizando o impacto da educação, ciência e tecnologia na transformação das comunidades atendidas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou o momento como um marco para o fortalecimento da educação brasileira, classificando os novos reitores como líderes com capacidade de promover mudanças significativas em suas regiões.

Ao todo, 12 reitores de universidades federais e três dirigentes de institutos federais foram empossados. A cerimônia também contou com a presença de autoridades como o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini; o presidente do CNE, César Callegari; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz; e outros representantes de entidades educacionais e do legislativo.

Confira a lista de reitores empossados pelo MEC: 

Camila Celeste Brandão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);  Carlos César Teixeira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA);  Everton Ricardi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);  Fábio Storch, do Instituto Federal do Acre (Ifac);  Francisco Ribeiro, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa);  Gilmar Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA);  Joaquina Aparecida da Silva, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG);  José Roberto Scolforo, da Universidade Federal de Lavras (Ufla);  Marcia Cristina Bernardes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);  Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);  Marluce Aparecida Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);  Nadir do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI);  Rodrigo Nogueira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa);  Rozana Reigota, da Universidade de Brasília (UnB); e Terezinha Dantas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Camila Celeste Brandão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);  Carlos César Teixeira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA);  Everton Ricardi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);  Fábio Storch, do Instituto Federal do Acre (Ifac);  Francisco Ribeiro, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa);  Gilmar Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA);  Joaquina Aparecida da Silva, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG);  José Roberto Scolforo, da Universidade Federal de Lavras (Ufla);  Marcia Cristina Bernardes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);  Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);  Marluce Aparecida Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);  Nadir do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI);  Rodrigo Nogueira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa);  Rozana Reigota, da Universidade de Brasília (UnB); e Terezinha Dantas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 



Clique aqui e confira as últimas notícias de Itaporã! 

Siga o Itaporã News no Youtube!

Grupo do WhatsApp do Itaporã News Aberto!

WhatsApp. VIP do Itaporã News clicando aqui!"

WhatsApp do Itaporã News, notícias policiais!

"Ao vivo a programação da Alternativa FM de Itaporã."